Após demissões em massa, Twitter encara 'chuva' de processos e acusações
Mais de 4.400 funcionários foram demitidos. Fornecedores não receberam pagamento
Cido Coelho
Um grupo de pessoas que foram demitidas pela plataforma de rede social e empresas terceirizadas que prestaram serviços ao Twitter decidem entrar na justiça para cobrar seus direitos e valores.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Leia as últimas notícias de Tecnologia
A empresa foi comprada por Elon Musk em outubro de 2022 por US$ 44 bilhões e então, o dono da Tesla e da SpaceX imprimiu seu estilo de gestão na empresa.
Demitiu em todo mundo mais de 4.400 trabalhadores, dispensando por email ou bloqueio de acesso ao sistema da empresa, e em muitos casos sem o aviso prévio determinado por lei em algumas regiões dos Estados Unidos.
Aumentou a pressão dos funcionários que ficaram e várias acusações contra a empresa começaram a aumentar.
Com as empresas terceirizadas, a falta de apreço do novo dono do Twitter foi evidente. Empresas como White Coat Captioning e a consultoria Yes Consulting sofreram calote da plataforma e esperam o pagamento por serviços prestados no ano passado a empresa.
Na justiça, Elon Musk já é apontado como réu em alguns processos e pode encarar outras acusações. Segundo a agência de notícias Reuters, o Twitter enfrenta a acusação de misoginia por demitir mais mulheres do que homens, e, em outro caso nos tribuinais, a empresa de Musk não pagou os voos realizados pelos executivos da diretoria da rede social.
Setores como moderação de conteúdo, marketing e diversos departamentos tiveram vagas de trabalhos exterminadas pelo bilionário.
A advogada de direitos trabalhistas e ativista Shannon Liss-Riordan respondeu Elon Musk, ironizando que o bilionário conseguiu realizar o 'seu desejo'.
"Cuidado com o que você deseja @ElonMusk. Você disse aos fornecedores do Twitter que, se eles querem ser pagos, "então processem". Você conseguiu seu desejo. Pequenas empresas, como funcionários, não deveriam ter que processar para receber o que lhes é devido", disse na rede social.
Careful what you wish for @ElonMusk. You told Twitter vendors if they want to get paid, "then sue." You got your wish. Small businesses, like employees, should not have to sue to get paid what they are owed. https://t.co/J9m1gJACIu
? Shannon Liss-Riordan (@SLissRiordan) April 4, 2023