Publicidade
Saúde

Yuri Alberto, do Corinthians, é diagnosticado com hérnia inguinal; entenda condição

Saliência na região da virilha pode surgir ao longo da vida e é comum em atletas e jogadores de futebol

Imagem da noticia Yuri Alberto, do Corinthians, é diagnosticado com hérnia inguinal; entenda condição
Yuri Alberto é diagnosticado com hérnia inguinal | Reprodução/Instagram
• Atualizado em
Publicidade

O atacante Yuri Alberto, do Corinthians, foi diagnosticado com uma hérnia inguinal e precisará passar por cirurgia.

A condição, que atinge cerca de 3% da população, é caracterizada pelo surgimento de uma saliência na região da virilha devido a uma fragilidade na parede abdominal.

+ Hérnia umbilical: o que é, por que aparece e quando operar

Embora possa afetar qualquer pessoa, é mais comum em homens e pode aparecer tanto em recém-nascidos quanto em idosos.

O que é a hérnia inguinal?

A hérnia inguinal ocorre quando parte de um órgão interno, geralmente o intestino, atravessa uma área enfraquecida da parede abdominal e forma um abaulamento perceptível na virilha, segundo o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.

O problema também pode surgir ao longo da vida por fatores que enfraquecem a musculatura abdominal, como tosse crônica, constipação intestinal e dificuldade para urinar, segundo a instituição.

+ Hérnia de disco lidera ranking de afastamento do trabalho no Brasil; veja lista

Segundo o Colégio, os sintomas incluem dor ou desconforto, que pode piorar ao tossir, levantar peso ou fazer esforço físico, e o aparecimento de uma protuberância na região.

Em casos mais graves, pode haver o chamado estrangulamento da hérnia, quando o intestino fica preso fora do abdômen, interrompendo a circulação sanguínea e exigindo cirurgia de urgência.

Por que é comum entre atletas e jogadores de futebol?

Nos atletas, especialmente no futebol, o problema costuma estar relacionado ao esforço físico intenso e repetitivo.

Movimentos frequentes de corrida, mudança brusca de direção, chutes e saltos elevam a pressão dentro do abdômen, favorecendo o surgimento da hérnia.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal, em atletas, a condição também é conhecida como “hérnia esportiva” ou “hérnia do atleta”, embora o termo médico seja o mesmo.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito por exame físico, e, na maioria dos casos, não há necessidade de exames de imagem, com o paciente percebendo uma saliência na região. A única forma de tratamento definitivo é a cirurgia, chamada herniorrafia, que pode ser feita por técnica aberta (com corte) ou por videolaparoscopia.

O procedimento consiste em empurrar a víscera de volta para o abdômen e reforçar a parede abdominal com uma tela de polipropileno, que reduz o risco de recidiva.

No pós-operatório, é indicado evitar esforços e, no caso de atletas, passar por um processo gradual de reabilitação física.

Publicidade

Assuntos relacionados

Saúde
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade