Hérnia de disco lidera ranking de afastamento do trabalho no Brasil; veja lista
Entre as 10 enfermidades no topo do ranking do Ministério da Previdência Social, 6 são ortopédicas
A hérnia de disco foi a doença que mais gerou benefício por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença, em 2023 no Brasil. Das 10 enfermidades no topo do ranking do Ministério da Previdência Social, seis são ortopédicas. (Veja lista abaixo).
+ Governo reajusta INSS em 3,71% e teto do benefício sobe para R$ 7.786
O auxílio por incapacidade temporária é um benefício do INSS ao trabalhador que comprove, em perícia médica, a necessidade de ficar afastado do serviço por mais de 15 dias devido à doença ou um acidente.
Dos mais de 2,3 milhões de trabalhadores que conseguiram o auxílio em 2023, 51,4 mil foram afastados por problemas relacionados a hérnia de disco. Se considerarmos as duas divisões feitas pela Classificação Internacional de Doenças (CID) - transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com radiculopatia e outros transtornos de discos intervertebrais - são 89,2 mil beneficiados.
O ranking do órgão traz na segunda posição a dor na lombar, com 46,9 mil trabalhadores afastados, e o mioma uterino na terceira posição, com 41,8 mil auxílios concedidos.