Remédio essencial contra câncer raro pode ser suspenso no Brasil; entenda
Empresa que trazia o Mitotano alega inviabilidade econômica e cancela registro junto à Anvisa; pacientes enfrentam risco de vida

SBT Brasil
Um medicamento essencial no tratamento de um tipo raro e agressivo de câncer corre o risco de desaparecer do mercado brasileiro.
A empresa responsável pela importação do Mitotano, único remédio eficaz contra o câncer de adrenal, anunciou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que vai suspender a distribuição do produto e cancelar seu registro no país.
A decisão pode afetar diretamente a vida de pacientes que dependem do tratamento. A doença, que se desenvolve nas glândulas adrenais — localizadas acima dos rins e responsáveis pela produção de hormônios como o cortisol — é grave e difícil de tratar, especialmente em adultos.
O protocolo envolve cirurgia e uso contínuo do Mitotano, que evita a metástase. O medicamento é utilizado desde 1946 e não possui equivalente no mundo.
82 pacientes em tratamento no país ficarão sem acesso ao remédio, cujo preço subiu de R$ 1.800 para até R$ 8 mil por mês.
A empresa justificou a decisão de abandonar o mercado alegando inviabilidade econômica. Especialistas alertam que o Mitotano é insubstituível.
Leia também:
+ Senacon proíbe plataformas de vender e anunciar cigarros eletrônicos
+ Gordura no fígado: João Gomes diz que parou de beber após diagnóstico; entenda condição
+ Fungo da tumba de Tutancâmon pode ajudar no combate ao câncer