O que é PMMA? Quais são os riscos do uso em procedimentos estéticos? Entenda
Influenciadora de 33 anos morreu 10 dias depois de realizar um procedimento estético com substância que Anvisa considera de "máximo risco"
A influenciadora brasiliense Aline Ferreira, de 33 anos, morreu 10 dias depois de realizar um procedimento estético para aumentar os glúteos, em uma clinica de estética de Goiânia, que não tinha alvará de funcionamento e foi fechada pela Vigilância Sanitária de Goiás.
+ Biomédica responsável por procedimento que matou influencer é presa em Goiás
A responsável pelo estabelecimento e por realizar a aplicação de PMMA – polimetilmetacrilato, tipo de substância plástica também usada para fins industriais, foi presa em flagrante nesta quarta-feira (03). Existem clínicas que podem fazer esse tipo de intervenção estética com segurança? Quais são os riscos?
+ Procedimentos estéticos respondem por mais de 50% das queixas de serviços de saúde
A família da vítima informou que foi feita a aplicação de 30ml de PMMA, com o objetivo de aumentar os glúteos. Apesar de não ser contraindicada a aplicação da substância na região corporal pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não há indicação para uso do produto em caso de "aumento de volume, seja corporal ou facial" e é classificado no grupo de "máximo risco" pela Agência.
+ Influenciadora de 33 anos morre após cirurgia para aumentar glúteos
+ Morte após peeling de fenol: o que as clínicas de estética podem ou não fazer?
No entanto, segundo a Anvisa, existem registros dessa substância para preenchimento subcutâneo, ou seja, para tratar correção de alterações, como irregularidades e depressões no corpo, além de corrigir alguma alteração no organismo que leva à concentração de gordura em alguma parte da extensão corporal, há mais de 10 anos no Brasil.
O PMMA também pode ser usado para para a produção de plásticos e fibras acrílicas, por exemplo, mas com concentrações diferentes do que quando é aplicado no corpo.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o PMMA é indicado para correção de sequelas de tumores, rugas, pequenas cicatrizes e enfermidades faciais congênitas, como o lábio leporino, mas não recomenda o uso da substância para fins estéticos, em razão de complicações e processos inflamatórios e infecciosos que podem causar "danos estéticos e funcionais desastrosos e irreversíveis."
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o ácido hialurônico é mais seguro para ser utilizado com finalidade estética, por ser uma substância "que faz parte do corpo".
O que aconteceu com a influenciadora?
Segundo o marido da vítima, Aline sentiu febre no primeiro dia em casa após o procedimento. O sintoma passou após a influenciadora se medicar e, dois dias depois, começou a sentir dores na barriga. No dia seguinte, sentiu um forte calor e caiu em casa.
“Eu corri com ela para o hospital. Ela tem uma infecção generalizada por causa do produto que entrou na veia e subiu para os órgãos, foi para o coração, para o cérebro, para os pulmões, para os rins”, relatou. Segundo a mãe de Aline, a influenciadora já fez outros procedimentos na clínica, Ame-se, sem complicações.
O corpo de Aline será sepultado nesta quinta-feira (04), no cemitério Campo da Esperança do Gama, no Distrito Federal. A influenciadora tinha mais de 40 mil seguidores nas redes sociais, onde divulgava a rotina de exercícios e conteúdos sobre estética.