Biomédica responsável por procedimento que matou influencer é presa em Goiás
Dona de clínica não tinha registro profissional nem alvará de funcionamento
A biomédica Grazielly da Silva Barbosa foi presa em flagrante nesta quarta-feira (3) após a morte da influenciadora brasiliense Aline Maria Ferreira, 33 anos, em decorrência de um procedimento nos glúteos realizado no final de junho.
+ Morre mulher baleada na zona oeste do Rio; sobrinho é o principal suspeito do crime
A suspeita foi encontrada em Goiânia – cidade onde fica a clínica onde foi feito o procedimento estético — e detida por crimes contra as relações de consumo. Grazielly teria aplicado polimetilmetacrilato, conhecido como PMMA, em preenchimento nos glúteos.
O caso é investigado pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) de Goiás. Informações preliminares apontam que a mulher não tinha registro profissional no Conselho Regional de Biomedicina de Goiás, nem alvará para funcionamento do estabelecimento da Vigilância Sanitária do município.
+ Procedimentos estéticos respondem por mais de 50% das queixas de serviços de saúde
Aline estava internada em um hospital de Brasília desde o último sábado (29). Segundo a família, ela começou a passar mal após a aplicação, feita no dia 23 de junho, e morreu nesta terça (2), com um quadro de infecção generalizada.
A família informou que foi feita a aplicação de 30ml de PMMA em cada glúteo. Apesar de não ser contraindicada a aplicação da substância na região pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não há indicação para uso do produto em caso de "aumento de volume, seja corporal ou facial."
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional Minas Gerais, o PMMA é indicado para correção de sequelas de tumores, rugas, pequenas cicatrizes e enfermidades faciais congênitas, como o lábio leporino. Uma resolução do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) autoriza aplicação desse tipo de substância para fins estéticos por biomédicos.
O velório e enterro estão marcados para quinta-feira (4), no cemitério Campo da Esperança do Gama.