O que é aneurisma na artéria carótida, que fez Márcia Sensitiva passar por cirurgia
Astróloga disse que tinha dois aneurismas e um deles cresceu significativamente; condição muitas vezes é assintomática e requer exames

Wagner Lauria Jr.
A astróloga Márcia Sensitiva passou por uma cirurgia, no último domingo (23), para a remoção de um aneurisma localizado na artéria carótida (veja mais detalhes abaixo). Ela tranquilizou seus seguidores ao anunciar que recebeu alta e agora se recupera em casa.
+ O que é aneurisma da aorta, condição que fez Otaviano Costa ser internado às pressas
Márcia explicou que possuía dois aneurismas, sendo que um deles apresentou crescimento significativo, exigindo a intervenção cirúrgica.
"Felizmente, não foi necessário abrir o crânio, o procedimento foi realizado diretamente na carótida. Não sinto dores, apenas um desconforto pelas injeções", relatou.
O que é um aneurisma na artéria carótida?
Por definição, aneurisma se caracteriza pela dilatação (inchaço) da veia ou artéria. No caso da carótida, ela é uma das artérias que fornecem sangue ao cérebro, segundo a Cleveland Clinic.
De acordo com a Biblioteca Virtual de Saúde, o aneurisma pode romper e causar uma hemorragia ou permanecer sem estourar durante toda a vida do paciente.
À medida que o aneurisma cresce, a parede da artéria fica mais fina e, com isso, aumenta o risco que ele estoure. No caso da carótida, pode haver um Acidente Vascular Cerebral (AVC), já que atinge uma artéria responsável por levar sangue ao cérebro, além de hemorragia cerebral em casos mais graves.
Sintomas do aneurisma cerebral (quando houver):
- Dor de cabeça severa acompanhada de rigidez na nuca;
- Episódios de náusea e vômito;
- Alterações no nível de consciência.
Condição é "complicada" por ser assintomática
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular SBACV-SP, Fábio Rossi, o aneurisma é uma doença "complicada", pois a maioria dos pacientes com ela são assintomáticos "e, se você não fizer o diagnóstico precocemente, a primeira manifestação pode ser a ruptura [da aorta], que é a sua consequência mais grave, o que pode levar à morte".
Ainda de acordo com Rossi, as doenças cardiovasculares, ou seja, problemas cardíacos que afetam o coração e os vasos sanguíneos, como o infarto agudo do miocárdio, são as principais enfermidades que levam a óbito na sociedade ocidental.
Por isso, segundo ele, é importante manter as rotinas de exames cardiológicos em dia, como o teste ergométrico (conhecido como teste de esforço, que avalia a performance do coração), ecocardiograma (que avalia a função das válvulas e do músculo cardíaco, responsável pelo bombeamento do sangue) e o eletrocardiograma (que avalia a atividade elétrica do coração).