AVC causou mais de 60 mil mortes no Brasil em 2024
Doença é considerada uma das principais causas de óbito no país e faz parte do grupo das doenças cardiovasculares, que, juntas, representam 30% das mortes
SBT News
O acidente vascular cerebral (AVC) foi responsável por mais de 63,5 mil mortes no Brasil em 2024, o que equivale a uma morte a cada oito minutos. A doença é considerada uma das principais causas de óbito no país e faz parte do grupo das doenças cardiovasculares, que, juntas, representam 30% das mortes registradas no último ano.
O AVC ocorre quando há uma interrupção no fluxo sanguíneo para o cérebro, podendo ser isquêmico, quando um coágulo bloqueia a circulação, ou hemorrágico, quando há rompimento de um vaso sanguíneo. A principal causa é a aterosclerose, caracterizada pelo acúmulo de gordura nas artérias, que pode levar à formação de coágulos e impedir a irrigação do cérebro.
"Num determinado momento, geralmente as emoções, aos esforços físicos, situações de estresse físico, estresse emocional, existe a ruptura dessa placa de aterosclerose, e com isso o organismo tenta se defender dessa ruptura e promove a formação de um coágulo, e esse coágulo em minutos oclui esse vaso de forma total, fazendo que não vá mais fluxo para aquele tecido", explica o cardiologista Nathan Valle Soubihe.
A prevenção do AVC inclui a adoção de hábitos saudáveis, como controle da pressão arterial, alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e abandono do tabagismo. A diabetes e o colesterol alto também aumentam o risco da doença, tornando essencial o acompanhamento médico regular.