O que é a osteomielite, infecção que afeta ex-BBB Letícia Santiago
Participante da 14ª edição do programa precisou colocar uma placa de titânio para estabilizar fratura relacionada à condição nos ossos; entenda
A ex-BBB Letícia Santiago contou por suas redes sociais, na noite deste domingo (17), que foi diagnosticada com osteomielite, uma infecção grave que acomete os ossos (veja mais detalhes abaixo), que causou uma fratura em sua mandíbula.
+ Quem era Apóstolo Rina, fundador da igreja Bola de Neve que morreu em acidente em SP
"Boa noite, pessoal! Estou com saudade de todos vocês. Na sexta-feira (8), precisei voltar ao hospital devido a intensas dores e um grande inchaço no rosto, que quase causou uma deformidade Após exames que apontaram pressão arterial baixa e um mal-estar crescente, fui internada", relatou a influenciadora de 38 anos.
Apesar de ter recebido alta após alguns dias de internação, Letícia precisou retornar ao hospital no último dia 8, apresentando dores intensas e um inchaço significativo no rosto. Os exames confirmaram que a infecção havia causado uma fratura na mandíbula.
+ Ladrões invadem Castelo de Windsor enquanto Príncipe William, Kate e filhos dormiam
"É importante estarmos atentos a sinais [da osteomielite] que, às vezes, parecem pequenos, mas podem ter um impacto enorme na nossa saúde e na nossa vida",ressalta.
Diante da gravidade do quadro, os médicos optaram por uma cirurgia para estabilizar a mandíbula com a colocação de uma placa de titânio.
O que é osteomielite?
Causada por bactérias ou fungos, é uma infecção que afeta os ossos.
Seu surgimento pode ser facilitado em fumantes, diabéticos, além de pacientes com sistema imunológico enfraquecido em razão de quimioterapia e outras doenças preexistentes, uma vez que tornam os ossos e tecidos mais propensos a terem dificuldade de combater os microrganismos infecciosos.
Dentre os sintomas estão dores, febre, inchaço na região afetada, ondas de calor repentinas e vermelhidão local. O diagnóstico é feito por tomografia.
A osteomielite pode ser aguda e durar semanas, ou crônica, podendo se estender por meses e até mesmo anos, a depender da gravidade.
“Foram dias muito difíceis, com dor intensa, pressão arterial baixa e um inchaço tão grande que mal conseguia falar. Quero compartilhar tudo com calma e em detalhes, pois sei que isso pode ajudar muitas pessoas a reconhecerem os sinais e evitarem passar pelo que eu passei", escreveu Letícia.
O tratamento envolve administração de antibióticos intravenosos, de quatro a seis semanas, além do tratamento dos sintomas por analgésicos e antitérmicos. Em alguns casos, pode ser indicada a cirurgia para drenar o líquido inflamado e acumular pus.
Buscas por Ostemielite com tendência de alta no Google
O interesse de busca pela doença Osteomielite está com tendência de alta no Google Brasil, na comparação com os últimos 12 meses. Os dados são do Google Trends.