Hospital de Porto Alegre confirma 2ª morte por Covid-19 em meio a surto
Óbito foi registrado na última segunda-feira (1º); 65 pessoas já testaram positivo para a doença, entre pacientes e funcionários

Camila Stucaluc
O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), localizado em Porto Alegre, confirmou, na quarta-feira (3), a segunda morte por Covid-19 em meio ao surto da doença entre pacientes e funcionários. O óbito ocorreu no dia 1º de setembro, mas detalhes sobre a vítima não foram divulgados pela unidade.
O surto de Covid-19 foi confirmado pelo hospital no início desta semana, após registrar 64 casos da doença e a morte de um idoso não vacinado, em 28 de agosto. Agora, o número de infectados chega a 65, sendo que 14 pacientes estão internados e cinco funcionários foram afastados por terem testado positivo à doença.
Para evitar novas contaminações, a administração restringiu temporariamente as visitas aos pacientes, que agora podem receber apenas um familiar por dia. A orientação aos visitantes é que utilizem máscara enquanto estiverem no hospital, exceto familiares com sintomas respiratórios, que não devem comparecer ao local.
“O HNSC adotou medidas de isolamento para os pacientes diagnosticados com a doença e está fazendo a distribuição de panfletos e cartazes informativos alertando para as medidas de contenção. Conforme a Gerência de Internação, o maior número de casos ocorreu na última semana”, disse a administração do hospital.
+ Casos de síndrome respiratória grave causados por Covid-19 voltam a crescer no Brasil
O último balanço da Diretoria de Vigilância em Saúde de Porto Alegre, divulgado no dia 28 de agosto, apontou para estabilidade no número de mortes por Covid-19 na cidade. De acordo com os dados, entre os 108 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2025, sete foram causados pela doença, enquanto 34 foram por Influenza e 67 por demais vírus respiratórios.