Brasil tem 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas com autismo, revela IBGE
Maioria dos casos é de meninos e homens; diagnóstico precoce e terapias têm mostrado bons resultados
SBT Brasil
O Brasil contabiliza 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo dados divulgados nesta quinta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o transtorno do espectro autista envolve dificuldades em interações sociais e padrões de comportamento repetitivos. Ainda não há uma causa definida para o TEA.
+ Sinais de autismo podem ser detectados já no primeiro ano de vida, aponta estudo
Estudos da OMS indicam maior incidência da condição em bebês nascidos antes das 35 semanas de gestação e em casos de exposição ao álcool durante a gravidez. As pesquisas também descartam qualquer ligação entre o autismo e vacinas.
“A gente passou a denominar como transtorno do espectro autista porque, de fato, quando você conhece uma pessoa autista, você conhece uma única pessoa autista”, explica Amanda Bastos, neuropsicóloga.
Segundo o IBGE, São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro são os estados com maior número de diagnósticos. Só no Rio, são quase 215 mil pessoas com autismo, o que representa 1,3% da população estadual.
Em todo o mundo, 1 em cada 160 crianças é diagnosticada com autismo, condição mais comum entre pessoas nascidas do sexo masculino. No Brasil, são 1,4 milhão de homens e 1 milhão de mulheres diagnosticados com o transtorno.
+ Autismo: Reconheça sinais para um diagnóstico precoce
“Essas informações são fundamentais para identificar entre os brasileiros aqueles que necessitam de atenção especial, tanto das famílias quanto das políticas públicas do nosso país”, destaca Márcio Pochmann, presidente do IBGE.
Para especialistas, a inclusão social de pessoas neurodivergentes é essencial. “Ter uma neurodiversidade não é impeditivo para nada. Essas pessoas devem e precisam ser inseridas socialmente”, reforça a neuropsicóloga.