Brasil

Aumento de turistas no Brasil acende alerta para golpes e crimes em destinos mais visitados

Casos de extorsão e fraudes contra turistas preocupam autoridades; em 1015, mais de 8 milhões de estrangeiros passaram pelo Brasil

• Atualizado em

Mais de 8 milhões de turistas estrangeiros passaram pelo Brasil entre janeiro a novembro deste ano. O número representa um aumento de 40,6% em relação ao ano passado, de acordo com dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

São Paulo (2.494.632), Rio de Janeiro (1.972.928) e Rio Grande do Sul (1.431.795) lideram a lista dos destinos mais procurados. E é justamente onde há mais visitantes que os criminosos aproveitam para aplicar golpes.

Em São Paulo, a Polícia Civil prendeu um homem acusado de oferecer transporte clandestino para turistas, cobrando preços superfaturados.

No Rio de Janeiro, outro suspeito foi preso por extorquir turistas estrangeiros no caminho para o Cristo Redentor e cobrar valores abusivos, sob ameaça. Dois turistas, um indiano e um sul-coreano, foram obrigados a fazer transferências de mais de 1.700 reais, além de entregar dinheiro em espécie ao criminoso.

Outro caso chocou a polícia carioca. Um turista canadense foi vítima do golpe conhecido como “boa noite, Cinderela”. Ele perdeu o celular e 3 mil dólares em dinheiro.

Ações para prevenção

Com o Brasil batendo recorde de turistas, a segurança virou parte essencial da experiência de quem chega ao país.

Em São Paulo, o governo de São Paulo está se preparando para driblar os crimes cometidos tipicamente na época do verão. Segundo o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, a expectativa é de reforço na segurança durante o período.

“Nós certamente teremos um verão mais seguro com a Operação Verão, com todo o efetivo de segurança, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil e das GCMs colocadas à disposição do cidadão e dos turistas, para garantir essa boa experiência para o turista”, afirmou.

A Câmara dos Deputados, em Brasília, também analisa um projeto de lei que endurece a punição para crimes contra turistas cometidos em aeroportos, portos e cidades turísticas.

Assuntos relacionados

Turismo
Golpe
Crime

Últimas Notícias