13º salário movimenta a economia e reforça direitos dos trabalhadores
Prazo para pagamento da segunda parcela termina e especialistas explicam o que fazer em caso de atraso

SBT Brasil
Chegou o período do ano em que muitos brasileiros aproveitam o 13º salário para acertar as contas e buscar o presente perfeito. O prazo para o pagamento da segunda parcela terminou nesta sexta-feira (19), e parte dos trabalhadores também usa o dinheiro para quitar dívidas acumuladas ao longo do ano.
O décimo terceiro salário é um direito trabalhista garantido por lei no Brasil há mais de 60 anos. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o pagamento da segunda parcela do benefício deve injetar mais de R$ 130 bilhões na economia em 2025.
O benefício é assegurado a trabalhadores com carteira assinada, servidores públicos, além de aposentados e pensionistas do INSS. Mesmo assim, há empresas que descumprem a lei, atrasando ou deixando de fazer o depósito do valor devido.
"É muito comum, nós vemos isso com muita frequência e aqui sempre no início de cada ano, porque os trabalhadores eles aguardam, eles esperam, eles tentam, eles tentam negociar, como mesmo eu sugeri aqui com a empresa e a empresa muitas vezes não paga. Isso acontece com bastante frequência."explica a advogada trabalhista Joanna Conzatti.
Quando há atraso, o primeiro passo é procurar o setor de recursos humanos da empresa. Caso não haja solução, a orientação é buscar o sindicato da categoria ou o Ministério do Trabalho, já que a empresa pode ser multada administrativamente. Se ainda assim o problema persistir, o trabalhador pode recorrer à Justiça com o apoio de um advogado trabalhista.









