Bolsonaro internado: após facada, ex-presidente passou por seis cirurgias; relembre
Bolsonaro passou mal nesta sexta (11) e foi internado; filho do ex-presidente diz que quadro do pai está relacionado a facada de 2018

Wagner Lauria Jr.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou mal nesta sexta-feira (11), no Rio Grande do Norte, e precisou ser hospitalizado por uma "distensão abdominal" (inchaço ou aumento do volume do abdômen). Ele foi transferido de helicóptero para um hospital particular em Natal, onde fará uma tomografia.
+ O que é erisipela? Entenda doença que fez Bolsonaro ser internado mais de uma vez
Seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro (PL) afirmou, pelo X, que os sintomas apresentados pelo pai estão relacionados a "reflexos de aderências", que seriam sequelas da facada que Bolsonaro sofreu durante a campanha presidencial de 2018, em Juiz de Fora (MG). (veja mais detalhes abaixo.
O SBT News apurou que há uma equipe médica em São Paulo preparada para uma eventual cirurgia. O ex-presidente está recebendo medicamentos para melhorar o fluxo intestinal.
+ Cirurgias menos invasivas? Veja como isso impacta o tratamento de doenças
O que são reflexos de aderências?
As chamadas aderências intestinais são comuns em pacientes que passaram por cirurgias abdominais, como é o caso do ex-presidente. Segundo o cirurgião Antônio Luiz Macedo, responsável por parte do tratamento de Bolsonaro, essas aderências podem ser entendidas como uma “cicatrização exagerada” que, com o tempo, provoca a formação de tecido fibroso entre as alças intestinais.
De acordo com o cirurgião do aparelho digestivo, Marcos Censoni, estudos mostram que até 93% dos pacientes submetidos a cirurgias abertas na região intestino podem desenvolver algum grau de aderência intra-abdominal, e cerca de 20% podem apresentar episódios de obstrução intestinal ao longo da vida.
Segundo a Rede D'Or São Luiz, elas causam o acúmulo de tecido fibroso entre as alças do intestino, funcionando como uma espécie de "cola" entre a cicatriz na parte externa e a parte interna do corpo.
A condição pode limitar a mobilidade do órgão e, em casos mais graves, levar à obstrução intestinal — situação em que há bloqueio parcial ou total da passagem das fezes.
Histórico de internações e cirurgias de Bolsonaro
Desde a facada sofrida em 6 de setembro de 2018, Jair Bolsonaro acumulou um histórico extenso de internações hospitalares diversas e pelo menos seis cirurgias; relembre:
Setembro de 2018
Foi operado em Juiz de Fora após sofrer a facada. Dias depois, passou por nova cirurgia em São Paulo para desobstrução intestinal.
Janeiro de 2019
Foi submetido a um procedimento para retirada da bolsa de colostomia.
Setembro de 2019
Realizou cirurgia para corrigir uma hérnia na cicatriz anterior.
Dezembro de 2019
Passou por um procedimento para remoção de lesões na face e na orelha, além de crioterapia em lesões no tórax e no antebraço, provocadas pela exposição solar.
Julho de 2021
Internado com obstrução intestinal; cirurgia foi considerada, mas descartada.
Janeiro de 2022
Nova obstrução intestinal, desta vez causada por um camarão não mastigado adequadamente.
Setembro de 2023
Passou por duas cirurgias, uma para correção de hérnia de hiato e outra no septo nasal.
Maio de 2024
Foi hospitalizado com erisipela, uma infecção cutânea bacteriana.