Escala 6x1: Motta diz que Câmara terá cautela e debate aprofundado sobre PEC
Presidente da Casa enviou proposta à CCJ nesta segunda-feira (9) e aposta em votação ainda neste ano


Márcia Lorenzatto
Jessica Cardoso
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta segunda-feira (9) que a Casa adotará cautela e promoverá um debate aprofundado sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do fim da escala 6x1.
Segundo ele, a matéria exige responsabilidade por envolver diretamente a rotina da maioria da população brasileira, razão pela qual a discussão não terá cronograma apressado.
“[...] temos que ter responsabilidade para com isso e a Câmara dos Deputados terá muito afinco em fazer a discussão, em esgaçar o debate para que o melhor texto possível seja aquele que vai ser aprovado pelo plenário. Por isso, o cuidado antes de se estabelecer cronograma, o nome de relatores, para que isso seja feito da maneira mais comprometida possível com aquilo que a população espera de nós nesse momento”, afirmou a jornalistas.
Motta também defendeu que a PEC é o instrumento adequado para conduzir o tema no Congresso. Ele encaminhou a proposta à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta segunda (9) e disse apostar que a votação na Câmara ocorra ainda neste ano.
A iniciativa reúne as PECs apresentadas pela deputada Érika Hilton (PSOL-SP) e pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e marca o início da tramitação do tema na Câmara. Após a análise na CCJ, a proposta será encaminhada a uma comissão especial, onde será debatida antes de seguir para votação no plenário.









