Publicidade
Política

PT vai à PGR contra Eduardo Bolsonaro por "crime contra soberania nacional"

Partido diz que o deputado busca "criar embaraço" às investigações conduzidas por Moraes

Imagem da noticia PT vai à PGR contra Eduardo Bolsonaro por "crime contra soberania nacional"
eduardo bolsonaro
Publicidade

O Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou, nesta quinta-feira (27), uma representação criminal contra o deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A peça enviada a Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro de conspiração contra o governo brasileiro com parlamentares dos Estados Unidos.

+Moraes nega novo recurso de Bolsonaro para entregar defesa em 83 dias

A acusação também foi entregue ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, que ainda não deu início às atividades legislativas após o início do ano.

No documento, o PT indica que três recentes idas de Eduardo Bolsonaro aos Estados Unidos, desde a posse de Donald Trump, pretendiam estimular ações contra o ministro Alexandre de Moraes. “A prática imoral e reprovável do deputado configura uma tentativa de constranger não só um integrante de um dos Poderes, mas o próprio Poder Judiciário”, justifica.

+ Moraes nega novo recurso de Bolsonaro para entregar defesa em 83 dias

“Trata-se de condutas extremamente reprováveis, indecorosas e inadmissíveis, que expõem, através de aleivosias injustificáveis, tanto uma nação, quanto um representante de um dos Poderes da República, para um país estrangeiro, com o claro propósito de ofendê-lo e constrangê-lo, no caso do ministro Alexandre de Moraes, na tentativa de torná-lo cidadão proscrito naquela nação”, afirma o documento.

A representação pede à PGR a instauração de um inquérito para investigar criminalmente as atitudes de Eduardo Bolsonaro, atribuindo a ele o crime contra a soberania nacional e sugere ainda a prática de embaraço das investigações, analisando que as ações de Eduardo pretendem atrapalhar o processo do STF contra Jair Bolsonaro. Também é solicitada a apreensão do passaporte do deputado.

Na quarta-feira (26), deputados dos Estados Unidos aprovaram no Comitê Judiciário, da Câmara dos Estados Unidos, um projeto que busca barrar a entrada no país ou deportar autoridades estrangeiras acusadas de promover censura contra cidadãos estadunidenses em território norte-americano.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade