Pesquisa aponta que 45% desaprovam indicação de Jorge Messias ao STF
Levantamento da Genial/Quest mostra rejeição maior que aprovação e questiona poder do presidente nas indicações à Corte

SBT Brasil
Uma pesquisa do instituto Genial/Quest divulgada nesta quinta-feira (18) mostra que 45% dos brasileiros desaprovam a indicação de Jorge Messias, atual advogado-geral da União, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
Outros 30% aprovam a indicação, enquanto 25% não souberam ou não responderam. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa também questionou se o presidente da República deve ter liberdade para indicar quem quiser para o STF. Nesse recorte, 54% responderam que não e 41% disseram que sim.
A diferença entre os dois grupos, que era de 25 pontos percentuais em 2023, caiu para 13 pontos percentuais, indicando uma redução da rejeição à prerrogativa presidencial ao longo do período.
O advogado-geral pode entrar no STF na vaga aberta após aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso, que deixou a Corte em outubro, aos 67 anos.
Messias é o terceiro nome indicado por Lula no atual governo, depois de Flávio Dino, no Supremo desde fevereiro de 2024, e Cristiano Zanin, que virou ministro em agosto de 2023.









