Pantanal: 90% dos incêndios florestais são causados por ação humana
Secretário de Meio Ambiente do MS diz que maioria dos focos surgem em propriedades privadas e que trabalha para identificar responsáveis
O secretário de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, estima que 90% de todos os incêndios no Pantanal sejam provocados por ação humana. A declaração foi dada em entrevista ao SBT News.
+ Senador do MS cobra rapidez contra incêndios no Pantanal: "Do contrário, o tempo vai nos vencer"
De acordo com o secretário, a maioria dos focos no Pantanal surgem na beira de estradas e rios e nas propriedades privadas, que correspondem a boa parte do bioma, região que não costuma sofrer com conflitos de terras e problemas fundiários graves.
Outro ponto destacado são as mudanças climáticas. "Estamos neste momento em emergência ambiental, emergência hídrica, pelo baixo volume de chuvas, inclusive problemas de navegabilidade. Nós temos seca, calor acima da média e índices pluviométricos abaixo da média. É um conjunto de fatores propiciando de maneira muito rápida os incêndios no estado de Mato Grosso do Sul", afirma.
Monitoramento
Além do combate às chamas que é realizado por brigadistas do estado com apoio de profissionais enviados pelo governo federal, a sala de situação faz o monitoramento dos focos por satélite e identificação do local onde surgiram para encontrar e responsabilizar os proprietários.
"Temos uma estrutura para responsabilização com o Instituto de Meio Ambiente e a Policia Militar Ambiental. Assim que é combatido o incêndio a corporação vai até o local e procura identificar as causas", explica Verruck.
+ Comitiva de ministros planeja viagem para inspecionar combate a incêndios no Pantanal
Nesta sexta-feira (28), uma comitiva de ministros, incluindo Marina Silva (Meio Ambiente), Simone Tebet (Planejamento) e Waldez Góes (Integração), vai até Corumbá, no Mato Grosso do Sul, para analisar a situação no Pantanal e se reunir com o governador Eduardo Riedel.