Oposição no DF pede ao STJ afastamento de Ibaneis Rocha por caso Banco Master
Pedido de queixa-crime citará depoimento de Daniel Vorcaro à PF sobre supostos encontros com o governador para tratar de operação entre BRB e Master


Marina Demori
A oposição ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu nesta sexta-feira (23) protocolar uma queixa-crime no Superior Tribunal de Justiça (STJ) solicitando o afastamento do chefe do Executivo local. A queixa será apresentada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no Distrito Federal, com apoio do PCdoB, do PV, do PDT e da Rede. A iniciativa coordenada vem na esteira de um pedido de impeachment já protocolado na Câmara Legislativa (CLDF) pelo PSB e Cidadania.
Ao SBT News, o presidente do diretório regional do PT no DF, Guilherme Sigmaringa, afirmou que as legendas também entrarão com um pedido de impeachment contra Ibaneis na CLDF. Segundo ele, os documentos relacionados ao afastamento e à queixa-crime estão sendo redigidos pela assessoria jurídica.
As ações ocorrem após Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, relatar em depoimento à Polícia Federal encontros com o governador. Segundo Vorcaro, teria havido conversas com Ibaneis Rocha sobre uma proposta de aquisição do Banco Master pelo Banco de Brasília.
O governador negou as declarações e afirmou que nunca tratou com Daniel Vorcaro sobre qualquer assunto relacionado à operação envolvendo o BRB e o Banco Master.
Daniel Vorcaro foi preso em novembro, na primeira fase da Operação Compliance Zero, sob a acusação de liderar um esquema de criação de carteiras falsas de crédito para inflar artificialmente o patrimônio do Banco Master, o que teria causado prejuízos bilionários, além de tentar vender a instituição ao BRB. Ele foi solto menos de duas semanas depois, mas segue monitorado por tornozeleira eletrônica.
Após o avanço das investigações, o Banco Central do Brasil determinou a liquidação do Banco Master. Na última quarta-feira (21), também foi decretada a liquidação do Will Bank, braço digital da instituição.
*colaboraram Vicklin Moraes e Jessica Cardoso









