Política

Messias diz que, se aprovado pelo Senado, trabalhará no STF com "integridade e zelo institucional"

Em nota, Lula afirmou ter certeza de que chefe da AGU "seguirá cumprindo seu papel na defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito"

Imagem da noticia Messias diz que, se aprovado pelo Senado, trabalhará no STF com "integridade e zelo institucional"
Chefe da AGU, Jorge Messias, presidente Lula (PT): terceiro indicado pelo mandatário ao STF no atual mandato | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR
Publicidade

O advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, se disse honrado pela indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciada nesta quinta-feira (20), e afirmou que, se aprovado pelo Senado, trabalhará "com dedicação, integridade e zelo institucional.

"Agradeço a confiança em meu nome e acolho com afeto todas as orações e manifestações de apoio recebidas. Uma vez aprovado pelo Senado, comprometo-me a retribuir essa confiança. Com fé e humildade confiadas às Senadoras e aos Senadores da República, buscarei demonstrar o atendimento aos requisitos constitucionais necessários ao exercício desta elevada missão de Estado", escreveu Messias, em postagem nas redes sociais.

+ Quem é Jorge Messias, indicação de Lula ao STF

Também em nota, Lula afirmou ter "certeza" de que Messias "seguirá cumprindo seu papel na defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito no STF, como tem feito em toda a sua vida pública".

Messias deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, em data ainda a ser marcada.

+ Messias pode ser barrado? O caminho até a posse no STF

Se aprovado no colegiado, nome segue para plenário da Casa, onde precisará de votos de pelo menos 41 dos 81 senadores. Em caso de nova aprovação, poderá ser nomeado ministro do STF pelo presidente Lula.

O chefe da AGU é o terceiro nome indicado por Lula à Corte no atual mandato. Flávio Dino entrou em 2024 e Cristiano Zanin, em 2023. Vaga foi aberta após aposentadoria de Luís Roberto Barroso, que deixou o Supremo em outubro.

Leia nota completa de Messias:

"NOTA PÚBLICA

Recebo com honra a indicação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Agradeço a confiança em meu nome e acolho com afeto todas as orações e manifestações de apoio recebidas. Uma vez aprovado pelo Senado, comprometo-me a retribuir essa confiança com dedicação, integridade e zelo institucional.

Com fé e humildade confiadas às Senadoras e aos Senadores da República, buscarei demonstrar o atendimento aos requisitos constitucionais necessários ao exercício desta elevada missão de Estado.

Reafirmo meu compromisso com a Constituição da República, com o Estado Democrático de Direito e com a Justiça brasileira, em especial, com os relevantes deveres e responsabilidades da Magistratura nacional.

Brasília, 20 de novembro de 2025.

Jorge Rodrigo Araújo Messias"

Leia nota de Lula:

"Assinei hoje mensagem ao Senado Federal indicando o nome do Advogado-Geral da União, Jorge Messias, para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, na vaga deixada pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso.

Faço essa indicação na certeza de que Messias seguirá cumprindo seu papel na defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito no STF, como tem feito em toda a sua vida pública."

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade