União de Maricá vence a Série Ouro e sobe ao Grupo Especial do Rio
Com enredo sobre a força e resistência das mulheres negras, escola garante vaga na elite do carnaval carioca; Inocentes e Jacarezinho foram rebaixadas


Vicklin Moraes
A União de Maricá é a grande campeã da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro e garantiu vaga no Grupo Especial em 2027. O resultado foi anunciado nesta quinta-feira (19), durante a apuração das notas. Com o enredo “Berenguendéns e Balangandãs”, a escola exaltou a força, a beleza e a resistência das mulheres negras. Foram rebaixadas para a Série Prata a Inocentes de Belford Roxo e a Unidos do Jacarezinho.
Ao todo, 15 agremiações disputaram o título: Unidos do Jacarezinho, Inocentes de Belford Roxo, União do Parque Acari, Unidos de Bangu, Unidos de Padre Miguel, União da Ilha do Governador, Acadêmicos de Vigário Geral, Botafogo Samba Clube, Em Cima da Hora, Arranco do Engenho de Dentro, Império Serrano, Estácio de Sá, União de Maricá, Porto da Pedra e Unidos da Ponte. Neste ano, 36 jurados avaliaram nove quesitos — bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira.
A União de Maricá tem como presidente de honra Washington Quaquá, vice-presidente nacional do PT, e vai substituir a Acadêmicos de Niterói no Grupo Especial. A escola rebaixada levou à avenida o enredo “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil”, sobre a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir do simbolismo do mulungu, árvore associada a Garanhuns (PE), cidade natal do petista.

No Grupo Especial, a campeã foi a Unidos do Viradouro, que venceu com o enredo “Pra Cima, Ciça”, homenagem ao mestre de bateria Mestre Ciça, um dos nomes mais emblemáticos do carnaval carioca. A escola conquistou seu quarto título na elite, o último havia sido em 2024, com “Arroboboi, Dangbé”, sobre o culto ao vodum serpente.










