Mundo

O número de mortes em Gaza em 15 meses de guerra é 50% superior ao relatado, revela estudo

Publicado pela The Lancet Global Health, estudo estima 75 mil mortos no período

Imagem da noticia O número de mortes em Gaza em 15 meses de guerra é 50% superior ao relatado, revela estudo
REUTERS/Mahmoud Issa

Durante os 15 primeiros meses de guerra, cerca de 75 mil pessoas morreram na Faixa de Gaza, número 50% superior ao contabilizado pelas autoridades locais, segundo o estudo da revista médica The Lancet Global Health.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A pesquisa indica possível subnotificação no número de mortes. Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, 50 mil morreram no mesmo período.

Os dados também revelam que mulheres, crianças e idosos representam 42.200 das vítimas, cerca de 56,2% das mortes violentas, proporção que coincide com os relatórios do Ministério da Saúde de Gaza.

“As evidências combinadas sugerem que, em 5 de janeiro de 2025, 3% a 4% da população da Faixa de Gaza havia sido morta violentamente e houve um número substancial de mortes não violentas causadas indiretamente pelo conflito”, escreveram os autores.

O levantamento é o primeiro estudo independente sobre a mortalidade na Faixa de Gaza. A pesquisa envolveu 2 mil famílias palestinas.

O trabalho de campo foi conduzido pelo Centro Palestino de Pesquisa Política e Pesquisas, dirigido pelo pesquisador palestino Khalil Shikaki, que realiza pesquisas de opinião pública na Cisjordânia e em Gaza há décadas. O autor principal é Michael Spagat, professor da Royal Holloway, Universidade de Londres.

O número de mortes desde o início do conflito em 7 de outubro de 2023, segundo as autoridades de saúde de Gaza, é de 72 mil pessoas. Autoridades palestinas estimam que outras milhares de pessoas mortas não foram contabilizadas, pois estão sob edifícios destruídos.

Assuntos relacionados

Faixa de Gaza
Palestina
Israel

Últimas Notícias