Política

Quem é Jorge Messias, indicação de Lula ao STF

Elogiado pela discrição e pelo perfil técnico, advogado-geral da União foi o favorito do presidente por meses

Imagem da noticia Quem é Jorge Messias, indicação de Lula ao STF
O advogado-Geral da União, Jorge Messias | Rosinei Coutinho/STF
Publicidade

O advogado-geral da União, Jorge Messias, foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). A vaga surgiu com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso, que deixou a corte em 18 de outubro.

Elogiado pela discrição e pelo perfil técnico, Messias foi o favorito de Lula por meses. No entanto, outros nomes estavam sendo cotados na disputa, incluindo a do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG). O AGU é o terceiro indicado pelo presidente em seu terceiro mandato.

+Lula indica Jorge Messias para cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)

Nascido em 25 de fevereiro de 1980, em Pernambuco, Jorge Messias tem 45 anos e é considerado o nome mais próximo de Lula. Doutor em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), é procurador da Fazenda Nacional desde 2007 e já atuou no governo Dilma Rousseff como subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência. Ele também foi consultor jurídico dos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia entre 2011 e 2012.

Messias é evangélico, característica vista como um ponto favorável para aproximar o presidente desse eleitorado. Lula, ao assumir a presidência, chamou o advogado para coordenar a equipe jurídica do governo de transição, no fim de 2022, ainda como procurador da Fazenda.

Desde janeiro de 2023, ocupa a Advocacia-Geral da União (AGU). Agora, pode ocupar o novo cargo do STF, após passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e no plenário da Casa. Caso seja aprovado, ele poderá ficar na Corte até 2055, seguindo critérios de aposentadoria compulsória.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade