Política

Lula diz que vai telefonar para Trump e fazer convite para a COP30: "Não vou ligar para comercializar"

O presidente falou em evento do Conselhão que "tem gente que acha que a gente é vira-lata" ao comentar tarifaço do governo dos EUA

G
Gabriela Vieira
05/08/2025, 17:44 • Atualizado em 06/08/2025, 00:55
compartilhar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (5) que vai ligar para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e convidá-lo para a COP30. A conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas deve ser realizada em novembro, em Belém.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover
"Eu não vou ligar para o Trump para comercializar, não, porque ele não quer falar. Mas eu vou ligar para o Trump para convidá-lo para a COP", afirmou Lula durante evento do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável (Cdess), o chamado Conselhão. O mandatário brasileiro completou que quer saber a opinião de Trump sobre questões climáticas e meio ambiente.

Lula também discursou sobre tarifaço de 50% imposto pelos EUA a exportações nacionais de diversos setores, reforçando que "não seremos dependente de ninguém nem tomaremos parte em outra guerra fria". O presidente deixou claro que "tem gente que acha que a gente é vira-lata, mas ninguém pode dizer que tem governo que goste mais de negociar que nós".

O chefe do Executivo disse que o país norte-americano não tinha o direito de anunciar as taxações, como fez mirando o Brasil. E defendeu que sempre esteve aberto a negociações com Trump.

Lula completou que "se a gente der palpite sobre as coisas que acontece em outros países, estamos ferindo a soberania". O mandatário declarou que não tem como o mundo dar certo "se a gente perder o mínimo de senso de responsabilidade do respeito a soberania, a integridade territorial, a Suprema Corte, o Judiciário".

Em reação às sobretaxas, Lula falou que o país precisa continuar aplicando no multilateralismo. "O Brasil não pode ficar dependendo só de um país. Estamos cansados de ser um país de terceiro mundo, em via de desenvolvimento", acrescentou.

O presidente evitou comentar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), decretada ontem pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). "Não quero falar o que aconteceu ontem com o outro cidadão, que tentou dar um golpe", declarou.

No entanto, disse que aqueles que estão trabalhando nos Estados Unidos favorecendo o tarifaço são "traidores da pátria". O presidente se referiu ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que mora no país norte-americano há alguns meses e tem trabalhado por sanções dos EUA contra Moraes.

Durante a reunião do Conselhão, Lula também voltou a opinar que "nossa democracia está sendo questionada, nossa soberania atacada". "Tem muita gente que fala de democracia achando que é apenas o direito de votar, mas a democracia é também o direito de você corrigir o erro que você comeu na votação, é você fiscalizar saber o que faz um deputado, um senador", prosseguiu.

Lula ainda voltou a falar sobre o Plano de Contingência, citado ontem pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e avisou que vai "recorrer a todas as medidas cabíveis, incluindo na Organização Mundial do Comércio", a OMC.

Conselhão

O Conselhão é formado por empresários, artistas influenciadores digitais, médicos, líderes indígenas, professores e integrantes de outros grupos sociais.

Criado no primeiro mandato do petista, o Conselhão foi interrompido de 2019 a 2022, no governo Bolsonaro. Por isso, Lula disse, durante o evento, que o país perdeu muito "quando vocês deixaram de funcionar".

Leia mais

Ver tudo
Imagem da notícia: Resgates dependem de máquinas emprestadas, diz venezuelano

Resgates dependem de máquinas emprestadas, diz venezuelano

Imagem da notícia: Nova Zelândia x Bélgica na Copa; siga em tempo real

Nova Zelândia x Bélgica na Copa; siga em tempo real

Imagem da notícia: Polícia prende líder de falsos motoristas em Guarulhos

Polícia prende líder de falsos motoristas em Guarulhos

Imagem da notícia: Promessa do futebol venezuelano morre em terremoto

Promessa do futebol venezuelano morre em terremoto

Imagem da notícia: Resgates dependem de máquinas emprestadas, diz venezuelano

Resgates dependem de máquinas emprestadas, diz venezuelano

Imagem da notícia: Nova Zelândia x Bélgica na Copa; siga em tempo real

Nova Zelândia x Bélgica na Copa; siga em tempo real

Imagem da notícia: Polícia prende líder de falsos motoristas em Guarulhos

Polícia prende líder de falsos motoristas em Guarulhos

Imagem da notícia: Promessa do futebol venezuelano morre em terremoto

Promessa do futebol venezuelano morre em terremoto

Últimas notícias

Alckmin diz que caso Wagner "engrandece" Lula

Ao SBT News, vice-presidente afirma que afastamento de ex-lider do governo no Senado reforça independência da Polícia Federal

Vini Jr. entra no top-4 da Fifa após show contra a Escócia

Atacante sobe cinco posições no Power Ranking da Copa do Mundo após marcar dois gols contra a Escócia e já aparece entre os melhores do torneio

Técnico do Japão admite pedir "ajuda" a Zico

Hajime Moriyasu chamou o Galinho de herói e destacou a influência do ex-camisa 10 no desenvolvimento do futebol japonês antes do duelo pelas 16 avos da Copa

Dívida pública atinge R$ 9 trilhões em maio, mostra Tesouro

O estoque da Dívida Pública Federal cresceu em 2,66% em um mês, registrando acúmulo de R$ 234,40 bilhões

Novo terremoto atinge Venezuela após tragédia

Fenômeno ocorre dias após os fortes tremores que atingiram o norte do país e deixaram centenas de vítimas, além de provocar danos em diferentes regiões

Uruguai perde para Espanha e está fora da Copa do Mundo

Uruguaios precisam vencer para garantir a classificação, enquanto espanhóis buscam se consolidar na primeira colocação