Lula diz que governo precisa de ‘mais mulheres’ para que gestão ‘fique melhor’
Atualmente, dos 38 ministérios do Executivo, 9 têm comando feminino
SBT News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (17), que o governo precisa de mais mulheres, “para que fique melhor”. A fala foi feita durante discurso no encerramento da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
“Quero cumprimentar nossa querida companheira Esther Dweck, ministra da Gestão, que é uma companheira que faz jus à gente ter trazido mais mulheres para o governo e faz a gente ter a ideia de que é preciso de mais mulheres ainda para que o governo fique melhor”, declarou ele. + Lula anuncia criação de cadastro nacional para pessoas com autismo
Em janeiro de 2023, quando Lula assumiu a presidência, 11 dos 37 ministérios eram comandados por mulheres, mas Ana Moser foi demitida da pasta do Esporte, hoje chefiada por André Fufuca, e Daniela Carneiro deixou o Turismo, para a entrada de Celso Sabino.
Um 38º ministério foi criado em janeiro de 2024, do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Márcio França lidera a pasta.
Atualmente, portanto, o governo Lula possui nove ministras, sendo elas:
- Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações)
- Margareth Menezes (Cultura)
- Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos)
- Anielle Franco (Igualdade Racial)
- Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima)
- Cida Gonçalves (Mulheres)
- Simone Tebet (Planejamento e Orçamento)
- Sonia Guajajara (Povos Indígenas)
- Nísia Trindade (Saúde)