Lula diz que enviará Múcio à Venezuela na próxima semana
Presidente pediu um minuto de silêncio por mortos e feridos durante cerimônia da Marinha em Santa Catarina e disse que país precisa investir mais em defesa

Comandante da Marinha, Marcos Olsen, ministra-chefe da Casa Civil, Miriam Belchior, presidente Lula (PT) e ministro da Defesa, José Múcio | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (26) que o governo federal vai enviar o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, à Venezuela na próxima semana, para que ele avalie como o setor pode reforçar apoio ao país vizinho, atingido por duplo terremoto nessa quarta (24). Segundo último balanço, tremores de magnitudes 7,2 e 7,5 deixaram pelo menos 589 mortos.
"Queria começar pedindo a todos que, de pé, a gente fizesse um minuto de silêncio pelas 589 pessoas que já morreram e pelos 2.850 feridos. E queria, José Múcio, determinar que a semana que vem você fosse à Venezuela pra discutir o que que a nossa defesa pode fazer de ajuda ao povo da Venezuela", disse o mandatário na cerimônia de lançamento da fragata Cunha Moreira (F202), terceiro navio da classe Tamandaré, em Itajaí (SC).
Os dois brasileiros que morreram por ocasião dos terremotos ainda não foram identificados e não há previsão para o transporte dos corpos para o Brasil.
O governo federal já havia anunciado ontem, por meio do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), o envio de uma Missão Humanitária de Busca e Resgate Urbano, reunindo 44 profissionais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, 46 dos Corpos de Bombeiros Militares de Minas Gerais, São Paulo e Paraná e especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
As equipes brasileiras devem ajudar no salvamento de vítimas presas em estruturas colapsadas e também ser compostas de médicos, cães farejadores e equipamentos para ações de busca e resgate. A missão embarcou no início da tarde desta sexta, de Guarulhos (SP), em um KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB).
No sábado (27), o governo manda à Venezuela, em um novo voo, um hospital de campanha com equipe médica, remédios e insumos de saúde, além de purificadores de água com painel solar. A mobilização é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE).
Em discurso ao lado do comandante da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, e dos ministros Múcio e Miriam Belchior (Casa Civil), Lula também reiterou discurso da soberania nacional, anunciando que "pela primeira vez vou colocar defesa nacional num programa de governo", em referência a um eventual quarto mandato a partir de 2027.
"Tenho dito em todas as conversas com comandantes [das Forças Armadas]: nós precisamos construir um projeto estratégico e a gente vai ter que ter dinheiro pra colocar em andamento. Pra que as pessoas saibam que não queremos briga com ninguém, invadir ninguém, guerra com ninguém, mas que nós estaremos preparados pra defender nossos 8,5 milhões de quilômetros quadrados de território e nossos 215 milhões de habitantes", disse.














