Lula discute PL da anistia e isenção do IR com Hugo Motta
Realizado fora da agenda oficial, o encontro no Palácio da Alvorada teve como foco pautas prioritárias para o governo

Jessica Cardoso
Murilo Fagundes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) almoçou nesta segunda-feira (15) com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para discutir pautas prioritárias do governo no Congresso. A reunião contou com a presença da ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Um dos principais pontos do encontro, realizado fora da agenda oficial no Palácio do Alvorada, em Brasília, foi a tentativa de barrar o processo de votação do projeto da anistia aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023.
O tema é considerado central na agenda do governo nesta semana diante da movimentação de parlamentares da oposição, especialmente do PL, em defesa da medida após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF).
Outro assunto debatido foi a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil. Em 21 de agosto, o plenário da Câmara aprovou a urgência do projeto, permitindo que o texto vá direto para análise e votação dos deputados sem precisar passar por comissões. Motta, no entanto, ainda não pautou o tema.
Além disso, Lula falou sobre o programa “Gás do Povo”, que pretende ampliar o atual Auxílio Gás. A iniciativa prevê uma nova modalidade de benefício para famílias inscritas no CadÚnico com renda igual ou inferior a meio salário mínimo (R$ 759). A estimativa do governo é que o número de famílias contempladas passe das atuais 5,4 milhões para 15,5 milhões.