Caso Master: Renan diz que grupo de trabalho da CAE deve perguntar a Lula sobre encontro com Vorcaro
Comissão de Assuntos Econômicos do Senado instalou nesta quarta (4) um GT para acompanhar investigações sobre instituição do banqueiro

SBT News
O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), disse nesta quarta-feira (4) que o grupo de trabalho (GT) instalado hoje no colegiado para acompanhar investigações sobre Banco Master deve pedir ao presidente Lula (PT) informações sobre encontro com Daniel Vorcaro, dono da instituição liquidada pelo Banco Central (BC) e alvo de apuração da Polícia Federal (PF) por suspeita de fraudes financeiras bilionárias.
"Todos que quiserem colaborar com a elucidação desses fatos podem colaborar. Se o presidente quiser colaborar... A imprensa noticiou que levaram três vezes Vorcaro ao presidente. Na oportunidade dessas visitas, estavam presidente do Banco Central [Gabriel Galípolo], ministro da Fazenda [Fernando Haddad], chefe de gabinete civil, líder do governo e o ex-ministro Guido Mantega. Lá, só Mantega tinha legitimidade porque era empregado do Master. Os outros, o que estavam fazendo lá? Eles todos que estavam, evidentemente, podem colaborar", falou Calheiros.
Há, no entanto, confirmação de um encontro do banqueiro com o presidente da República, em dezembro de 2024, fora da agenda. Vorcaro e seu pai, Henrique, que também é investigado pela PF, estiveram no Palácio do Planalto em outras quatro ocasiões, informação revelada pelo colunista do SBT News Cézar Feitoza.
As agendas não foram divulgadas oficialmente. O Planalto não informa quem foram os anfitriões dos encontros.
Calheiros explicou que trabalho do GT da CAE sobre caso Master será "complementar" e que o grupo não vai competir com uma eventual Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). "Nós poderemos requisitar todas as informações, inclusive as sigilosas. E, na forma da Lei Complementar 105, poderemos pedir quebras de sigilos, desde que aprovadas pelo plenário do Senado", comentou.









