Cézar Feitoza
Cézar Feitoza

Coluna do Cézar

Jornalista com passagem nas redações da Folha de S.Paulo, Correio Braziliense, O Antagonista e rádios como BandNews e CBN. Seu foco abrange o Judiciário e as relações entre os poderes civis e militares.

Política

Vorcaro e pai foram 4 vezes ao Planalto para reuniões fora da agenda

Governo Lula não explica razões de visitas de banqueiro; visitas foram registradas na portaria do palácio

Imagem da noticia Vorcaro e pai foram 4 vezes ao Planalto para reuniões fora da agenda
Daniel Vorcaro | Reprodução/Esfera Brasil
Cézar Feitoza
• Atualizado em

O banqueiro Daniel Vorcaro e seu pai, Henrique Vorcaro, foram ao menos quatro vezes ao Palácio do Planalto desde 2023 para reuniões fora da agenda.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Os registros das entradas de Daniel e Henrique Vorcaro foram obtidos pelo SBT News. Eles mostram o dia e a hora em que o dono do Banco Master e seu pai chegaram à sede do governo federal.

Os dados oficiais, porém, não revelam com quem o banqueiro se reuniu nem o motivo das visitas. A assessoria de Vorcaro e o Palácio do Planalto não comentaram. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, nega que tenha se encontrado com a família Vorcaro na sede do governo.

A primeira visita registrada de Daniel Vorcaro ocorreu no dia 4 de dezembro de 2023, às 15h42. Lula estava em Berlim, na Alemanha, para uma série de reuniões com autoridades do governo alemão.

O banqueiro voltou ao Planalto em 1º de março de 2024. Ele chegou ao palácio às 14h33. Lula estava fora do país e participava da cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) em Kingstown, capital de São Vicente e Granadinas.

O banqueiro retornou em 4 de abril do mesmo ano. A sua entrada no Planalto se deu às 17h29, e Lula estava em Brasília. Poucos minutos depois, às 17h51, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), entrou no palácio, para reuniões também fora da agenda.

A assessoria do senador diz que "Jaques Wagner nunca [se] encontrou com Vorcaro no Palácio do Planalto". O parlamentar foi quem indicou a Vorcaro a contratação do ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski como consultor do Banco Master.

Lewandowski assumiu a função em 2023 e, após ser escolhido como ministro da Justiça por Lula, deixou o cargo no Master para seu filho Enrique de Abreu Lewandowski.

Henrique Vorcaro, pai de Daniel, também esteve no Palácio do Planalto, segundo os registros da portaria. Ele foi à sede do governo em 6 de novembro de 2024. Não há dados oficiais sobre o motivo da visita.

Os registros da portaria do Palácio do Planalto, mantidos pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional), não mostram a ida de Vorcaro e aliados políticos para o Palácio do Planalto em 4 de dezembro de 2024.

Naquele dia, Vorcaro se encontrou com Lula em uma agenda intermediada pelo ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, contratado pelo Banco Master como consultor. A informação foi revelada pelo portal Metrópoles. Também teriam participado da conversa os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), o ex-número dois da Fazenda Gabriel Galípolo (assumiu a presidência do Banco Central dias depois) e o sócio do Banco Master Augusto Lima.

Mais da coluna Coluna do Cézar

Publicidade

Publicidade