Publicidade
Política

Lula avalia repatriação de brasileiros no Líbano, mas Itamaraty prega cautela

No México para posse de nova presidente, presidente tem reunião com chanceler Mauro Vieira

Imagem da noticia Lula avalia repatriação de brasileiros no Líbano, mas Itamaraty prega cautela
Lula avalia repatriação de brasileiros no Líbano em reunião com ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR e Reprodução/YouTube
• Atualizado em
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia, na manhã desta segunda-feira (30), a possibilidade de repatriar brasileiros que estão no Líbano. A operação de resgate, porém, exige uma mobilização diplomática e logística considerada delicada pelo Itamaraty.

+ Após morte de 2 brasileiros em bombardeios, chanceleres do Brasil e do Líbano se reúnem

O chanceler Mauro Vieira chegou ao México nesse domingo (29) para encontrar Lula depois de participar da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Na reunião desta segunda, o ministro apresenta ao presidente a situação atualizada do conflito no Oriente Médio e os empecilhos que podem impedir a repatriação.

A defesa de momento do Itamaraty é a de que o governo brasileiro deve aguardar mais tempo antes de tomar qualquer decisão.

+ Brasil segue sem embaixador em Israel após quatro meses e com ataques no Líbano

Conflito entre Israel e Hezbollah

Ataques aéreos israelenses realizados nesse domingo (29), em várias regiões do Líbano, deixaram dezenas de mortos, atingindo duramente a infraestrutura do grupo militante Hezbollah.

+ Brasileira morta no Líbano é enterrada sem presença da família

Bombardeios recentes mataram líderes importantes do grupo extremista, incluindo Hassan Nasrallah, que atuou como chefe do Hezbollah durante mais de três décadas, e o comandante Nabil Kaouk.

Na última semana, dois brasileiros foram mortos no Líbano: Ali Kamal Abdallah, de 15 anos, e Mirna Raef Nasser, de 16. Mohamed Abdallah, 16, irmão de Ali, voltou ao Brasil e descreveu terror de ver pai e irmão morrerem ao lado dele.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade