Mundo

Venezuela liberta 17 presos políticos, afirma movimento oposicionista

Detentos e familiares iniciaram greve de fome em Caracas após o adiamento da Lei de Anistia

Imagem da noticia Venezuela liberta 17 presos políticos, afirma movimento oposicionista

Neste domingo (15), 17 presos políticos venezuelanos foram libertos em Caracas, capital da Venezuela, segundo o grupo oposicionista Vente Venezuela em postagem na rede social “X”.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

De acordo com o Comitê pela Liberdade dos Presos Políticos na Venezuela (CLIPPVE), organização não governamental defensora dos direitos humanos que atua na Venezuela, foram soltos 10 homens e sete mulheres da prisão Zona 7.

Os presos que permaneceram na prisão entraram em greve de fome após apenas 17 pessoas serem libertas, num total de 50 reclusos. Parentes de presos também aderiram à greve do lado de fora da prisão.

A organização CLIPPVE, afirmou que o protesto é uma forma de pressionar o atual governo venezuelano, pois na semana anterior o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela prometeu libertar todos os presos políticos do país após aprovação da Lei de Anistia. Entretanto, a votação da lei foi adiada.

A Venezuela está realizando a libertação dos detentos políticos gradualmente desde que a presidente interina Delcy Rodríguez substituiu Nicolás Maduro, capturado pelos Estados Unidos em janeiro deste ano. O grupo Foro Penal, que atua em defesa dos direitos humanos no país, afirma que desde o dia 8 de janeiro, 430 presos políticos foram libertos.

Assuntos relacionados

Venezuela

Últimas Notícias