Carnaval no Rio de Janeiro deve movimentar R$ 5,9 bilhões, revela estudo
Carnaval carioca deve gerar 50 mil empregos e movimentar bilhões em 2026; prefeitura espera receber 471 mil turistas estrangeiros durante o período festivo


Leonardo Almeida
O carnaval carioca movimentará cerca de R$5,9 bilhões em 2026, segundo o levantamento “Carnaval Dados”. O estudo considera gastos de visitantes com hospedagem, transporte, alimentação e eventos e outros serviços ligados direta ou indiretamente ao evento.
Serão 37 dias de festa, somando o pré e pós-carnaval, além dos dias oficiais de folia. A expectativa da prefeitura carioca é receber um público total de 8 milhões de foliões, sendo 1,5 milhão de brasileiros e 471 mil estrangeiros, alta de 8,2% em relação a 2025.
Durante a festa, a prefeitura do Rio de Janeiro deve arrecadar cerca de 240 milhões em impostos sobre serviços (ISS). Estima-se a geração de quase 50 mil empregos temporários apenas na capital do estado.
A pesquisa “Carnaval Dados” foi elaborada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e Casa Civil, por meio da Fundação João Goulart (FJG) e RioTur.









