Polícia

True Crime debate crimes ao vivo na internet que envolvem crianças e adolescentes

Delegada conta como a polícia monitora e se infiltra em chats para salvar jovens de abusos, automutilação e morte; ações já resgataram 331 vítimas

,
• Atualizado em

O True Crime desta semana vai falar de um problema grave e urgente: os crimes contra crianças e adolescentes no chamado ambiente virtual.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

São mortes violentas de animais, abusos, estupros, automutilação e até suicídios estimulados por criminosos e transmitidos ao vivo em plataformas digitais - com acesso aberto a qualquer pessoa.

"Eu quando chego em casa depois do trabalho, ainda ouço na minha cabeça os gritos de gatos torturados e assassinados lentamente", disse Lisandrea Salvariego Colabuono, delegada de polícia, chefe do Núcleo de Operações e Articulações Digitais (Noad).

Sob o comando da delegada, policiais civis trabalham todas as madrugadas para se infiltrar em chats de crianças e adolescentes, principalmente na plataforma Discord.

"Quando a gente localiza, ao vivo, uma menina se ferindo, começa uma corrida contra o tempo. A gente localiza o endereço onde aquilo está acontecendo e uma viatura corre até lá", explicou a delegada. "Nossa maior recompensa são as vidas que salvamos", completou.

O Noad resgatou, até dezembro do ano passado, 331 vítimas de abusadores, com idades entre 7 e 16 anos. O número de prisões é expressivo: 42 adultos. Outros 115 adolescentes foram apreendidos, mas, nesse caso, as internações não costumam passar de 45 dias. "Eles voltam piores, como se fossem heróis de uma geração que parece perdida".

Só que o problema continua depois disso. O desafio é também recuperar e tratar a vítima e convencer os pais a redobrar a atenção para um crime que aconteceu dentro da própria casa. E esse é um alerta para todos nós.

Últimas Notícias