Política

Defesa de Bolsonaro pede 83 dias para responder a denúncia; prazo é de 15 dias

Advogados do ex-presidente desejam o mesmo prazo utilizado pela Procuradoria-Geral da República para analisar a investigação feita pela Polícia Federal

Imagem da noticia Defesa de Bolsonaro pede 83 dias para responder a denúncia; prazo é de 15 dias
Ex-presidente Jair Bolsonaro | Flickr
,
Publicidade

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu, nesta quinta-feira (20), ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, um prazo de 83 dias para responder às acusações da denúncia da Procuradoria-Geral da República contra ele e mais 33 apresentada na última terça-feira (18).

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Os advogados de defesa alegaram que precisam dos "mesmos 83 dias de prazo utilizados pela acusação para análise completa do feito". Citaram a "consonância com o princípio da paridade de armas".

A investigação da Polícia Federal (PF) foi encerrada em novembro de 2024, quando os autos foram encaminhados ao Ministério Público. No entanto, a defesa alega que não recebeu a íntegra das provas reunidas durante o inquérito, o que "impossibilita a formulação de uma resposta adequada à denúncia".

Outro ponto levantado pelos advogados do ex-presidente é a ordem das manifestações no processo. Eles argumentam que, segundo a legislação vigente, o delator deve se manifestar antes dos demais acusados, garantindo o direito ao contraditório. No entanto, a decisão do ministro Moraes prevê prazos simultâneos para todos os réus, o que, segundo a defesa, poderia prejudicar Bolsonaro.

Se Moraes, ministro relator, decidir que o caso tem condição de ir a julgamento, será a marcada a sessão na Primeira Turma do STF, onde os ministros irão deliberar se os denunciados se tornarão réus e responderão a uma ação penal.

O ex-presidente está sendo acusado pelos crimes de:

  • organização criminosa armada;
  • tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • golpe de Estado;
  • dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima;
  • e deterioração de patrimônio tombado.
Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade