Política

Bolsonaro fica inelegível até 2060 após fim de processo no STF

Ex-presidente, que já havia sido declarado inelegível até 2030, enfrentará novo prazo após cumprimento da pena de 27 anos de prisão por tentativa de golpe

Imagem da noticia Bolsonaro fica inelegível até 2060 após fim de processo no STF
Bolsonaro fica inelegível até 2060 após fim de processo no STF | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Publicidade

Com o encerramento do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro foi declarado inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. A decisão impede que ele dispute eleições por oito anos após o cumprimento da pena de 27 anos e três meses de prisão, imposta por tentativa de golpe de Estado.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Com isso, Bolsonaro está inelegível até o ano de 2060. Na ocasião, ele terá 105 anos. Atualmente, Bolsonaro tem 70 anos.

Essa não é a primeira condenação que o impede de concorrer a cargos públicos. O ex-presidente já havia sido declarado inelegível até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após condenação por abuso de poder político e econômico. A decisão está relacionada à reunião com embaixadores, realizada em julho de 2022 no Palácio da Alvorada, na qual Bolsonaro fez ataques ao sistema eletrônico de votação.

O novo prazo de inelegibilidade foi comunicado ao TSE pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Prisão de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (25) o início do cumprimento da pena do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e definiu que ele deverá permanecer na Superintendência Regional da Polícia Federal (PF), em Brasília.

O despacho foi assinado após a defesa do ex-presidente optar por não apresentar novos embargos de declaração, o que levou ao trânsito em julgado da condenação (quando não há mais possibilidade de recursos).

Segundo a decisão, Bolsonaro deverá permanecer na mesma sala de Estado-Maior onde já está preso preventivamente desde sábado (22).

Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do STF a 27 anos e 3 meses, em regime inicial fechado, pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade