Às vésperas de sabatina, Lula chama Galípolo para reunião no México
Indicado para presidência do Banco Central foi a hotel em que chefe do Executivo está hospedado
Murilo Fagundes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou Gabriel Galípolo para uma reunião no hotel JW Marriott, no México, nesta segunda-feira (30). O indicado para presidente do Banco Central (BC) estava na capital do país para encontros do mercado financeiro e foi surpreendido pela ligação do chefe do Executivo.
+ Lula diz que "não terá problema" se Galípolo aumentar taxa de juros
O atual diretor de política monetária do BC deverá ser sabatinado pelo Senado no dia 8 de outubro, após o primeiro turno das eleições municipais. Ele precisa passar por sabatina e votação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) antes de ser analisado pelo Plenário do Senado.
Lula chegou na tarde desse domingo (29) ao México, onde vai acompanhar posse de Claudia Sheinbaum como nova presidente do país.
+ Senado avalia nome de Galípolo para presidência do Banco Central após eleições
A viagem ocorre dias após o chefe do Executivo retornar dos Estados Unidos e de compromisso na abertura da 79ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
A posse de Sheinbaum será na terça-feira, 1º de outubro. Aliada do atual presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, ela tem 62 anos e venceu a eleição com cerca de 60% dos votos, tornando-se a primeira mulher a comandar o país. Em sua trajetória política, foi secretária de Meio Ambiente da Cidade do México e ex-prefeita da capital do país.