AO VIVO no Poder Expresso: Oposição alcança assinaturas para votar urgência do PL da anistia
O programa também aborda o anúncio da China de que vai elevar, mais uma vez, as tarifas sobre produtos dos Estados Unidos, para 125%
SBT News
O Poder Expresso desta sexta-feira (11) trata do avanço da oposição na Câmara, que afirma ter reunido assinaturas suficientes para pedir urgência na votação do projeto que anistia os condenados pelos atos de 8 de janeiro.
A decisão de pautar o tema cabe ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos), que busca negociar penas mais brandas para os envolvidos com menor participação, sem, contudo, anistiar os líderes do plano de golpe – acusação que pesa contra nomes como o ex-presidente Jair Bolsonaro. A votação pode ocorrer após o feriado de Tiradentes.
O programa ainda aborda o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi levado a hospital de Natal, no Rio Grande do Norte. Ele está sob observação médica e tomando remédios para o intestino. O ex-presidente sofreu uma facada em 2018 e já faz várias cirurgias na região abdominal.
+"Tarifaço" à vista: autoridades brasileiras comentam expectativas com medidas de Trump
Também está na pauta do Poder Expresso o anúncio feito pela China para elevar as tarifas sobre produtos dos Estados Unidos a 125%. A medida é uma resposta direta às taxas de 145% impostas por Washington. Pequim acusou os EUA de intimidação, apresentou nova queixa à Organização Mundial do Comércio e, como retaliação, suspendeu negócios com 18 empresas americanas, restringiu a entrada de filmes de Hollywood e recomendou cautela em viagens aos EUA.
Após o anúncio, o vice-presidente Geraldo Alckmin participou de uma videoconferência com o ministro do Comércio chinês, Wang Wentao. Foram discutidos os impactos das recentes medidas tarifárias, a importância do comércio internacional baseado em regras e a relação econômica entre Brasil e China.