Após China aumentar tarifas sobre produtos dos EUA, Alckmin conversa com ministro do Comércio chinês
Na ocasião, países debateram "tarifaço" e repassaram relação comercial bilateral, oportunidades e complementariedades das duas economias
Gabriela Tunes
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) conversou, nesta sexta-feira (11), com o ministro do Comércio da China, Wang Wentao, sobre cooperação econômica e comercial.
A reunião foi durante uma videoconferência feita a pedido do ministro da China. Na ocasião, os dois países repassaram relação comercial bilateral, oportunidades e complementariedades das duas economias.
Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e Wentao trocaram impressões sobre as alterações tarifárias em curso no cenário internacional. A reunião aconteceu horas após a China aumentar as tarifas de importação de produtos que chegam dos Estados Unidos de 84% para 125%.
Na ocasião, os dois países defenderam multilateralismo e sistema internacional de comércio baseado em regras, com fortalecimento da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Representantes ainda discutiram o próximo encontro de ministros de comércio dos Brics, cuja presidência é atualmente exercida pelo Brasil, e que acontecerá em Brasília no mês de maio.