Lula desembarca na Coreia do Sul para visita de Estado e reforço de parceria estratégica
Presidente participa de fórum empresarial, prevê assinatura de plano até 2029 e encerra viagem pela Ásia na próxima terça (24)
Warley Júnior
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou neste domingo (22) em Seul, capital da Coreia do Sul, a convite do presidente Lee Jae Myung. Esta é a terceira visita de Lula ao país e a primeira de Estado.
Durante a agenda, será adotado o Plano de Ação Trienal 2026-2029, que prevê elevar o relacionamento entre Brasil e Coreia do Sul ao nível de parceria estratégica. O documento estabelece metas e ações a serem implementadas até 2029.
De acordo com o Itamaraty, a viagem tem como objetivo ampliar o comércio bilateral. Está previsto um fórum empresarial e a assinatura de um plano com medidas voltadas ao fortalecimento das relações econômicas.
As ações devem priorizar áreas como agricultura, desenvolvimento agrário, aviação, comércio, saúde, cooperação financeira, cosméticos, fármacos, ciência e tecnologia.
Até o momento, mais de 130 empresas se inscreveram para participar do Fórum Empresarial Brasil-Coreia. A previsão é que Lula retorne ao Brasil na próxima terça-feira (24).
O presidente está em viagem pela Ásia desde a última terça-feira (17). Antes de chegar à Coreia do Sul, Lula esteve em Nova Delhi, na Índia. A visita foi uma retribuição à ida do primeiro-ministro Narendra Modi ao Brasil, em julho de 2025, durante a Cúpula do Brics. Esta foi a quarta viagem de Lula à Índia e a segunda no atual mandato.









