Anexo III da Câmara é esvaziado e tem energia desligada durante simulação de incêndio
Treinamento testou evacuação e ações de emergência por meio de incidente fictício em cozinha de restaurante, após explosão de uma panela de pressão

SBT News
O Anexo III da Câmara dos Deputados, em Brasília, foi esvaziado e teve energia elétrica desligada nesta sexta-feira (10) durante uma simulação de incêndio no prédio. Previsto para ter duas horas de duração, treinamento testou evacuação e procedimentos de emergência, como atendimento médico, por meio de um incidente criado na cozinha de um restaurante.
"Cenário fictício de um incêndio na cozinha do restaurante, após a explosão de uma panela de pressão romper uma mangueira de GLP, causando muita fumaça e vítimas simuladas", informou a assessoria de imprensa da Câmara. Realização do simulado atendeu a uma norma técnica do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) e a uma portaria da Casa.
+ Presidente do Sindnapi quebra silêncio na CPMI do INSS e diz que irmão de Lula não administrava sindicato
O Anexo III tem três pavimentos, onde funcionam setores administrativos, gabinetes parlamentares, ambulatórios e restaurantes. "Os edifícios da Casa possuem um Plano de Emergência e Abandono, com normas e responsabilidades para os envolvidos. O plano é revisado regularmente por meio de treinamentos. O objetivo é assegurar a vida e salvaguardar o patrimônio público, em caso de possíveis eventos reais", informou a Câmara.
Todos que estavam no prédio tiveram que abandonar local e se dirigir por rotas de fuga a um ponto de encontro em frente à portaria alternativa do Anexo IV, orientados em fila comandada por brigadistas voluntários. Vítimas simuladas foram levadas para atendimento hospitalar em ambulâncias.
+ Lula diz que é "questão de dias" para que os mais ricos paguem imposto que devem
Para facilitar ações, a via S2 em frente ao Anexo II/III foi interditada. Participaram do treinamento 30 policiais e 42 bombeiros civis, além de médico, enfermeiros e técnicos em elétrica, hidráulica e ar-condicionado. Simulado ficou a cargo da Seção de Prevenção e Combate contra Incêndios do Departamento de Polícia Legislativa e da Brigada Profissional da Câmara.
"O treinamento terá a colaboração de órgãos externos, como o Corpo de Bombeiros, o Departamento de Trânsito e a Polícia Militar do Distrito Federal, que enviarão viaturas para o local. Caso não tenha ocorrência real no momento, haverá também o auxílio de um helicóptero", divulgou a Casa, em nota anterior à simulação.
+ Em telefonema, Vieira e Rubio acertam reunião em Washington para tratar de tarifas
Órgãos públicos localizados próximos à Câmara – como Itamaraty, Palácio do Planalto, Procuradoria-Geral da República (PGR), Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal de Contas da União (TCU) – "foram avisados sobre a simulação de incêndio".