Publicidade
Política

Alckmin diz estar otimista com tarifaço e elogia conversa entre Lula e Trump: "Melhor do que esperávamos"

Presidentes se falaram por telefone por cerca de 30 minutos nesta segunda (6); líderes trocaram telefones para estabelecer via direta de comunicação

Imagem da noticia Alckmin diz estar otimista com tarifaço e elogia conversa entre Lula e Trump: "Melhor do que esperávamos"
Vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin | Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
,
Publicidade

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta segunda-feira (6) que a conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi melhor que o governo brasileiro esperava. Ele mostrou otimismo nas negociações para revisar tarifaço de 50% imposto pelos EUA a exportações nacionais.

+ Lula pede retirada de tarifas em conversa com Trump, diz Planalto; presidentes concordam em se encontrar presencialmente

"Conversa melhor do que esperávamos, estamos muito otimistas que vamos avançar [nas tratativas sobre o tarifaço]. Lula destacou a disposição do Brasil para o diálogo e para a negociação", afirmou Alckmin.

Lula e Trump conversaram por telefone por cerca de 30 minutos. Alckmin, que participou da reunião, disse que ainda não há um novo encontro ou conversa marcados, mas que está muito otimista com possíveis novos passos para avançar nas negociações de tarifas.

+ Encontro entre Lula e Trump "foi positivo", diz Haddad

O vice disse ainda que Lula defendeu que as punições a autoridades brasileiras são injustas e devem ser revistas, ao que Trump respondeu que tudo será analisado.

De acordo com Alckmin, apenas Trump estava na conversa do lado norte-americano, sem participação de assessores ou secretários.

Entenda

O presidente Lula conversou hoje por videoconferência com Donald Trump em meio ao tarifaço de 50% imposto pelos EUA a produtos brasileiros de diversos setores.

Os dois líderes tinham se encontrado na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no fim de setembro. Na ocasião, Trump falou sobre a possibilidade de uma conversa com Lula, elogiou o chefe do Executivo brasileiro e citou "excelente química" entre eles.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade