Encontro entre Lula e Trump "foi positivo", diz Haddad
Presidentes do Brasil e dos Estados Unidos conversaram por telefone na manhã desta segunda-feira (06)

SBT News
Reuters
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump nesta segunda-feira (06) "Foi positivo". Haddad participou da conversa, realizada por videoconferência, e acrescentaou que o Palácio do Planalto divulgará uma nota sobre a conversa.
"Uma nota vai sair daqui a pouquinho do Palácio sobre o tema, dando os detalhes que foram pactuados. Então o presidente já recomendou a divulgação de uma nota", afirmou.
No mês passado, ao discursar na Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York, Trump elogiou Lula e disse que havia combinado de ter uma reunião com o brasileiro durante uma rápida conversa nos bastidores do evento.
A fala de Trump sobre Lula na ONU veio em meio a um aumento nas tensões na relação bilateral entre Brasil e EUA, após o presidente norte-americano anunciar tarifas comerciais de 50% sobre uma série de exportações brasileiras aos EUA e de seu governo impor sanções e revogar vistos de autoridades brasileiras, incluindo o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por seu papel como relator nos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
+ Lula e Trump: "Nova disposição norte-americana", avalia ministro Mauro Vieira
Trump criticou o processo contra Bolsonaro, classificando-o de "caça às bruxas". O ex-presidente foi condenado a mais de 27 anos de prisão pela Primeira Turma do STF por uma tentativa de golpe de Estado após perder a eleição presidencial de 2022 para Lula.