Polícia

Rede de falsificação de bebidas alcoólicas é alvo de operação conjunta em seis estados

Ação conjunta entre PCGO e PCSP cumpre mandados em seis estados e apreende bebidas, rótulos e garrafas usadas na produção clandestina

Imagem da noticia Rede de falsificação de bebidas alcoólicas é alvo de operação conjunta em seis estados
Apreensão em Nova Iguaçu (RJ) | Divulgação
Publicidade

A fase interestadual da operação Poison Source é deflagrada nesta terça-feira (11) contra uma rede de produção e circulação de bebidas alcoólicas falsificadas pelo país. Ao todo, 21 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos simultaneamente nos estados de Bahia, Goiás (em Goiânia e Uruana), Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Segundo a Polícia Civil de Goiás (PCGO), no estado, durante o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão, os agentes encontraram diversas garrafas de uísque, vodca e gin, algumas delas já cheias e prontas para venda. Todo o material apreendido será encaminhado para perícia técnica, a fim de confirmar a adulteração.

+ Operação Tarja Preta: PF mira tráfico de remédios controlados para os EUA

Investigações

A fase interestadual é coordenada por policiais da 1ª Delegacia da Divecar (Investigações sobre Roubo e Furto de Veículos). A rede de produção começou a ser descoberta durante apurações em outubro.

Na ocasião foi detido um dos principais fornecedores de vasilhames para a falsificação de bebidas alcoólicas. O homem foi preso em flagrante em São Paulo por fornecer insumos utilizados na produção e comercialização dessas bebidas. Durante a ação, foram apreendidas grandes quantidades de garrafas, rótulos, selos e tampas, que eram enviados a diferentes compradores responsáveis pelo envasamento em fábricas clandestinas.

Entre os destinatários desses materiais, foram identificados moradores de Goiânia. Em Goiás, dois dos alvos já tinham antecedentes por falsificação de bebidas.

O principal investigado seria o elo entre os falsificadores e o fornecedor paulista dos insumos, além de também produzir suas próprias bebidas adulteradas. Ao todo, pelo menos quatro pessoas são investigadas em Goiás por envolvimento no esquema.

+ PF prende e indicia candidato por fraude no Enem em Juazeiro do Norte (CE)

Operação interestadual

Segundo a Polícia Civil, o trabalho conjunto busca mapear e interromper a rede de produção e circulação de bebidas falsificadas em diferentes estados brasileiros. As investigações continuam para identificar e responsabilizar todos os envolvidos na organização criminosa.

Com o Divecar, a ação conta com policiais civis dos estados, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (Derfrva) e intermédio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade