Publicidade
Polícia

Prefeitura de Diadema afasta dois GCMs após ação violenta durante comemoração do Dia das Mães

Confronto com bombas, spray de pimenta e cassetetes deixou moradores feridos e em choque; cinco boletins de ocorrência já foram registrados

,
• Atualizado em
Publicidade

A prefeitura de Diadema, na Grande São Paulo, afastou dois guardas metropolitanos que agrediram moradores durante uma festa para comemorar o Dia das Mães, no último domingo (11). Vídeos gravados por testemunhas revelam o uso de bombas de efeito moral, spray de pimenta e golpes de cassetete contra as vítimas.

+ Moradores de Copacabana denunciam aumento de usuários de drogas e violência nas ruas

A chegada de agentes da Guarda Civil Municipal surpreendeu quem participava da festa, ao som de pagode, principalmente pela violência. De acordo com testemunhas, cerca de 30 moradores estavam no local no momento da ação, em que um dos agentes arrancou uma barraca e, em seguida, outro disparou spray de pimenta contra as pessoas. Um morador conta que levou um golpe de cassetete.

"Eles falaram pra ir andando, nós fomos andando e eles já foram agredindo, me agredindo, na quadra, sem mais nem menos", contou um morador que estava na quadra.

Para escapar das agressões, alguns moradores precisaram abrir um buraco na tela de proteção da quadra. Famílias que estavam em casa também foram atingidas pela ação da GCM. Um homem que estava com um bebê no colo relatou os efeitos do gás.

"O meu rosto tava ardendo, os meus olhos chorando, por isso que a minha filha chegou no ponto da boca dela, moça, eu achei que a minha filha ia morrer. Perdi minha mãe recentemente", conta.

Cinco moradores já registraram boletim de ocorrência. As famílias pedem uma indenização da Prefeitura.

A Guarda Municipal de Diadema informou que abriu uma sindicância para apurar o caso. Segundo a Prefeitura, três agentes ficaram feridos

Leia nota da prefeitura na íntegra:

"A respeito da ocorrência registrada no domingo (11/05), envolvendo a Guarda Civil Municipal de Diadema, informamos que a Secretaria de Segurança Cidadã instaurou uma sindicância para apurar todos os fatos relacionados à ação.

Até o momento, cinco agentes da GCM foram afastados de suas funções operacionais:

• Três guardas civis municipais (sendo um 3ª classe e dois 2ª classe) sofreram ferimentos durante a ocorrência e foram afastados para tratamento médico.

• Dois guardas civis municipais (um GCM 3ª classe e um GCM 2ª classe) foram afastados das atividades de rua como medida administrativa, em decorrência dos procedimentos de uso progressivo da força."

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade