PF vai apurar desabamento de teto de igreja que matou turista em Salvador
Investigação será coordenada com a Polícia Civil da Bahia; prefeitura disse que fornecerá suporte necessário
Camila Stucaluc
A Polícia Federal (PF) irá auxiliar a Polícia Civil da Bahia a apurar o desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, localizada no Centro Histórico de Salvador. O incidente, ocorrido na tarde de quarta-feira (5), deixou cinco feridos e resultou na morte da turista Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos.
Peritos e agentes da PF foram deslocados para a basílica, com o objetivo de realizar exames iniciais e colher elementos sobre o incidente. O trabalho é feito em conjunto do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Pelas redes sociais, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, disse que sua equipe acompanhará “de perto” a situação e fornecerá o suporte necessário. “Seguiremos trabalhando para minimizar os impactos dessa tragédia. Desde o primeiro momento, a Defesa Civil de Salvador e os órgãos competentes estão no local prestando assistência.”
+ Pastor e cantor gospel morre por bala perdida durante tiroteio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também forneceu auxílio, colocando o governo federal à disposição das autoridades locais. Ele também lamentou a morte de Giulia e prestou solidariedade aos familiares e amigos da jovem, bem como aos feridos.
Desabamento
O acidente na Igreja de São Francisco de Assis ocorreu por volta das 14h30 de quarta-feira (5). Imagens registradas por testemunhas mostraram os estragos logo após o desabamento do teto, com o espaço onde os fiéis se reuniam coberto por destroços.
A jovem Giulia Panchoni Righetto, natural de Ribeirão Preto (SP), morreu no local. Outras cinco pessoas sofreram lesões leves e foram atendidas por equipes médicas.
A área onde a igreja está localizada foi isolada pelas autoridades devido ao risco de novos desabamentos. Segundo Sósthenes Macedo, coordenador da Defesa Civil de Salvador, é possível que uma parte da cobertura da basílica tenha sido rompida e, com o sobrepeso no teto, a madeira tenha cedido. Uma nova avaliação será feita no local.