Publicidade
Brasil

Quem é a jovem que morreu em queda de teto em igreja histórica de Salvador

Tragédia aconteceu no Pelourinho e deixou outras cinco pessoas feridas. Investigações estão em curso para saber o motivo da queda

Imagem da noticia Quem é a jovem que morreu em queda de teto em igreja histórica de Salvador
Jovem morre na Bahia após queda de teto de igreja - Reprodução/Redes Sociais
• Atualizado em
Publicidade

Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, morreu nesta quarta-feira (5) após o desabamento do forro da Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho, em Salvador, conhecida como "igreja do Ouro".

+Teto de igreja histórica desaba e deixa um morto em Salvador

Natural de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, ela era formada em comunicação social e trabalhava em uma multinacional desde 2019. Apaixonada por viagens, já havia conhecido diversos países. Nas redes sociais, Giulia publicava imagens de seu cotidiano, incluindo as viagens que gostava de fazer, além de eventos e encontro com amigos.

Além de Giulia, outras cinco pessoas ficaram feridas, incluindo dois alemães, segundo o Corpo de Bombeiros. O local foi isolado devido ao risco de novos desabamentos. +MP pede prisão de Eduardo Costa por ofender Fernanda Lima; relembre caso

O Ministério da Cultura (MinC) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) manifestam profundo pesar pelo "trágico desabamento", em nota.

"O MinC e o Iphan acompanham de perto a situação, em articulação com as autoridades locais responsáveis pelo atendimento da ocorrência. Equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil estão atuando no local, prestando suporte e apurando as causas do acidente" afirma a nota.

O posicionamento também informa que o imóvel é de propriedade da Ordem Primeira de São Francisco, responsável direta pela gestão e manutenção da edificação. "O Iphan, enquanto órgão de proteção do patrimônio cultural brasileiro, tem atuado na preservação do bem, com ações como o restauro dos painéis de azulejaria portuguesa, concluído em maio de 2023, e a elaboração do projeto de restauração do edifício, atualmente em andamento".

+ Pastor e cantor gospel morre por bala perdida durante tiroteio entre PMs e criminosos no Rio

Ainda de acordo com a nota, o MinC e o Iphan permanecem "à disposição para colaborar com as investigações e adotar as medidas necessárias para a preservação e restauração do patrimônio histórico e cultural, reafirmando o compromisso com a proteção da memória nacional".

O acidente

O teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho, em Salvador, desabou na tarde desta quarta-feira (5). Além da jovem morta, outras cinco ficaram feridas, de acordo com o Corpo de Bombeiros da Bahia.

Os feridos sofreram lesões leves e não correm risco de morte, conforme a Polícia Civil. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investigará o caso. Guias periciais foram solicitadas para que o Departamento de Polícia Técnica (DPT) analise as causas do desabamento.

O chefe da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macedo, informou que a estrutura da igreja será avaliada e que há possibilidade de novos desmoronamentos.

Publicidade

Assuntos relacionados

Vítima
Igreja
Salvador
Bahia
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade