Ouvidoria da PM vai voltar à Baixada Santista para investigar série de mortes
Pelo menos 39 pessoas morreram em operações realizadas após o assassinato de um agente da Rota
A Ouvidoria da Polícia Militar e entidades que estão auxiliando e acompanhando a 'Operação Verão' e a 'Operação Escudo', na Baixada Santista, farão uma nova ação na região, neste domingo (3).
O objetivo é ouvir moradores e familiares, para entender as circunstâncias e até mesmo as mortes que ocorreram, após às últimas ações policiais no local.
Histórico:
Um relatório da Ouvidoria de Polícia de São Paulo e de organizações da sociedade civil denuncia cinco casos de execução sumária pela Polícia Militar, um caso de tentativa de execução, duas invasões ilegais de domicílio pelos militares e seis relatos de abusos policiais durante abordagens da Operação Verão da PM, ocorridas de 7 a 9 de fevereiro, no litoral paulista.
No dia 16 de fevereiro, a Defensoria Pública do estado apelou à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) para que a operação policial no litoral fosse encerrada imediatamente, além de solicitar que seja determinada a obrigatoriedade do uso de câmeras corporais por agentes de segurança.
+ Operação Verão na Baixada Santista chega a 31 mortos e MP vai investigar ação de policiais
Após apelos da Defensoria Pública e últimos registros de violência nas operações policiais no litoral paulista, o ex-ministro de Direito Humanos e membro da CIDH, Paulo Vannuchi, está com a presença confirmada, para este fim de semana (3), para acompanhar os trabalhos de escuta e apurações com os moradores da baixada sobre as últimas ocorrências.
Presenças confirmas para ação de domingo (3)
Com o foco em esclarecer, auxiliar e tomar medidas, a ação deste fim de semana contará com a presença do (a):
- Professor Claudio Silva, da Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo,
- Luzia Paula Moraes Cantal, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (MNDHC),
- Paulo Vannuchi, ex-ministro de Direitos Humanos e Membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), entre outros representantes das entidades signatárias.