Polícia

Operação prende 6 suspeitos de integrar rede que vendia bebidas adulteradas com metanol em SP

Ação mobilizou 150 agentes para desmantelar esquema de falsificação; estado registra 128 casos suspeitos de intoxicação, com 5 mortes confirmadas

• Atualizado em
Publicidade

Seis pessoas foram presas nesta terça-feira (14) durante a Operação Poison Source, Fonte do Veneno, deflagrada pela Polícia Civil para desmantelar uma rede criminosa envolvida na produção e comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. Desde o início do ano, 57 pessoas foram detidas em todo o estado por envolvimento na venda irregular de bebidas.

Cerca de 150 policiais civis participaram da ação. Segundo a delegada responsável, Leslie Caran Petrus, as investigações começaram após um flagrante realizado há cerca de 10 dias, quando um dos maiores fornecedores de bebidas falsificadas do país foi preso.

+ Ministério começa a distribuir 10 mil unidades de antídoto contra intoxicação por metanol

Casos de intoxicação por metanol

Segundo o balanço mais recente da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), o estado registra 128 casos de intoxicação por metanol, sendo 28 confirmados e 100 ainda em investigação.

Cinco mortes foram confirmadas: três homens da capital — de 54, 46 e 45 anos —, uma mulher de 30 anos, de São Bernardo do Campo, e um homem de 23 anos, de Osasco. Outros três óbitos estão sob análise.

A Secretaria informou ainda que 246 casos foram descartados, 57 deles somente na segunda-feira (13). O processo de checagem inclui análises clínicas, epidemiológicas e laboratoriais conduzidas pelo Laboratório de Toxicologia Analítica Forense (Latof) da USP Ribeirão Preto e pelo CIATox da Unicamp, que utilizam o método de cromatografia em fase gasosa para identificar com precisão a presença de metanol no sangue e tecidos.

Leia também:

+ Justiça concede medidas protetivas de urgência a influenciadora que acusa ex-namorado de agressão

+ Operação em SP mira rede que vendia bebidas adulteradas e cumpre 20 mandados em 8 cidades

+ Justiça absolve PMs que agrediram e queimaram adolescentes com cigarro

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade