Brasil

Ministério começa a distribuir 10 mil unidades de antídoto contra intoxicação por metanol nesta terça (14)

Lote doado pela farmacêutica Cristália garante estoques do medicamento em todos os estados e no DF; produção foi autorizada pela Anvisa

Imagem da noticia Ministério começa a distribuir 10 mil unidades de antídoto contra intoxicação por metanol nesta terça (14)
Frascos de álcool etílico (etanol) da empresa brasileira Cristália | Divulgação/Laboratório Cristália
Publicidade

O Ministério da Saúde iniciou, nesta terça-feira (14), a distribuição de 10,3 mil unidades de etanol farmacêutico para o tratamento de pacientes intoxicados por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Outras 408 unidades permanecerão no estoque estratégico do órgão e serão enviadas conforme a demanda dos estados.

O antídoto foi doado pela empresa brasileira Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos na segunda-feira (13). Ao todo, a farmacêutica produziu e entregou 11.556 frascos de 30 ml, com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que também fiscalizou a qualidade do produto antes da liberação.

“Com o lote doado, [...] todos os 26 estados e o Distrito Federal passam a contar com estoques do antidoto, garantindo mais acesso ao tratamento adequado e em tempo oportuno”, afirmou o órgão em comunicado.

+ Portugal doa antídoto ao Brasil para tratar vítimas de intoxicação por metanol

As novas unidades se somam às 4,3 mil já distribuídas pelos hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e disponíveis nas unidades de referência dos estados.

O etanol farmacêutico pode ser administrado ainda na suspeita de intoxicação, desde que sob prescrição e monitoramento médico. O Ministério da Saúde alerta que o produto não deve ser adquirido nem utilizado pela população por conta própria.

+ Operação em SP mira rede que vendia bebidas adulteradas e cumpre 20 mandados em 8 cidades

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade