Publicidade
Mundo

Portugal doa antídoto ao Brasil para tratar vítimas de intoxicação por metanol

Ampolas de fomepizol foram enviadas para auxiliar no atendimento de pacientes em diferentes regiões do país

Imagem da noticia Portugal doa antídoto ao Brasil para tratar vítimas de intoxicação por metanol
Frasco de Metanol | Biodiesel Brasil
Publicidade

Portugal enviou ao Brasil nessa terça-feira (7) ampolas de fomepizol injetável, o medicamento essencial para o tratamento de intoxicação por metanol. A remessa de antídoto foi em apoio diante do aumento de casos e mortes pela substância no país.

A doação foi feita a pedido das autoridades brasileiras e mobilizou diferentes órgãos do governo português. Segundo comunicado divulgado pela Embaixada de Portugal em Brasília, o envio faz parte das ações de cooperação e amizade entre os dois países e tem como objetivo diminuir o número de vítimas mortais.

+ Especialistas alertam: testes caseiros não detectam metanol em bebidas com segurança

"Portugal espera que a doação contribua para ultrapassar a situação de emergência de saúde pública que o Brasil enfrenta, sobretudo para reduzir as mortes causadas pela intoxicação", diz a nota.

O medicamento fomepizol age bloqueando o metabolismo do metanol no organismo e é considerado o antídoto mais eficaz para casos graves de envenenamento.

+ "Não vou discutir um caso específico", diz Padilha sobre o rapper Hungria

No Brasil, a importação vem sendo feita de forma emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que, nesta semana, autorizou a importação de 2.600 frascos, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A colaboração portuguesa ocorre no momento em que o governo brasileiro intensifica medidas para conter o avanço dos casos e reforçar o atendimento às vítimas.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade